A Secretaria de Educação de Guabiruba instalou buffets térmicos em todas as escolas, atendendo os 3,3 mil alunos do município. De acordo com a Secretária de Educação Edna Maria da Silva Jasper a iniciativa, além de dar mais autonomia aos estudantes na hora de se servirem, os alimentos são servidos na temperatura ideal, inibindo qualquer tipo de contaminação.
Para a secretária, a intenção é propiciar aos alunos a possibilidade de servirem-se dos alimentos que gostam e na quantidade que desejam, sempre com a supervisão dos professores, direção e merendeiras. “As refeições que antes eram servidas pelas merendeiras agora são retiradas pelos próprios alunos, como forma de incentivar a escolha de alimentos. O método de buffet possibilita que cada aluno escolha o que vai comer e a quantidade dos alimentos, não deixando sobras no prato, evitando o desperdício”, afirma a secretária.
As nutricionistas da Secretaria de Educação, Elisa C. Vidotto Bruns e Anelise Fischer, explicam que a alimentação escolar passa por um processo de melhoria contínua. “Já oferecíamos uma refeição saudável e equilibrada e agora é também mais segura, pois o buffet térmico permite um controle de temperatura no qual o alimento é servido na temperatura ideal ficando isento de proliferação bacteriana durante a distribuição da alimentação”, pontua Elisa. “As escolas têm manifestado as melhorias com o novo sistema, o que nos deixa felizes”, complementa Anelise.
A pedagoga e diretora da Escola Reunida Municipal Cesário Regis também aponta a praticidade como uma das características do buffet. “O buffet térmico é inovação e foi um sucesso na escola. Primeiro porque visualmente o alimento parece melhor (todos os alunos se serviram), segundo porque diminui o desperdício, educa os alunos a se alimentarem de forma adequada e a se servirem sozinhos. Também significa melhoria e praticidade”, aponta.
Foto: Secretaria de Educação PMG
Comentários
Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.