Inédito, histórico. Pela primeira vez desde sua emancipação na década de 60, a cidade de Botuverá contará com três vereadoras na legislatura que iniciou em 1º de Janeiro e findará em 31 de dezembro de 2024. O número corresponde a 30% do número total de parlamentares da cidade, que são de nove.
Número igual dentre os municípios cobertos pela Associação dos municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) somente em Gaspar, mas proporcionalmente menor, já que Gaspar conta com 13 vereadores e não nove.
As três vereadoras são do mesmo partido, o MDB. Uma delas, inclusive, foi a segunda candidata mais votada. Trata-se da advogada Gabriela Merísio , de 30 anos. Ela obteve 296 votos nas eleições 2020.
Além de Gabriela, vão assumir suas cadeiras no legislativo Márcia Rescaroli aposentada de 59 anos, esposa do ex-vereador por dois mandatos, Lindanor Rescaroli e da auxiliar administrativo Maiara Colombi, que já comandou a Defesa Civil do município. As três disputaram sua primeira eleição e saíram vitoriosas.
Mas, o que elas pensam sobre essa eleição em um mundo ainda dominado na sua grande maioria por homens?
Para Maiara há muitos exemplos de mulheres de garra na cidade: “Acho ótimo mulheres serem representadas por mulheres, somos 52% de eleitoras no Brasil e porque não eleitas também. No nosso município tivemos mulheres exemplos para nós que não estão mais conosco, mas um forte exemplo a ser seguido, no caso a Zelita Tachini , foi vereadora e atuante em várias áreas políticas da cidade, e minha querida tia e madrinha Inês Merizio, atuante na área de saúde e assistência social. São mulheres de garra , força e determinação que não passaram despercebida em seus cargos”, salienta.
Já para Márcia a eleição mostrou a união das mulheres: ” Nós mulheres já estamos mostrando que podemos almejar vagas em outros lugares. Para nós botuveraenses foi uma eleição muito bonita. As mulheres se uniram e mostraram sua força e nós podemos fazer o mesmo trabalho que os homens. A comunidade gostou muito do que aconteceu”.
E Gabriela afirma que a presença feminina na Câmara vai trazer um olhar mais afetuoso para as demandas da comunidade: “Como mulher e advogada acho fundamental a presença feminina na câmara. Além do nosso olhar afetuoso, organizado e comprometido, também tenho conhecimento sobre leis, que é uma das principais funções de um vereador, legislar”, finaliza.
Municípios da Ammvi Total de parlamentares Mulheres eleitas
Apiúna 09 zero
Ascurra 09 02
Benedito Novo 09 02
Blumenau 15 02
Botuverá 09 03
Brusque 15 01
Doutor Pedrinho 09 02
Gaspar 13 03
Guabiruba 09 01
Indaial 13 02
Pomerode 09 01
Rio dos Cedros 09 02
Rodeio 09 02
Timbó 09 01
Comentários
Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.