Indaial será contemplada com o Prêmio Cidade Sul-Americana do Esporte


Indaial colhe os frutos das boas políticas públicas implantas na gestão municipal. Em entrevista coletiva realizada nesta sexta, 9 de julho, no Salão Nobre da Prefeitura, o prefeito André Moser anunciou que o Município será agraciado com o Prêmio Cidade Sul-Americana do Esporte pelo Parlamento Europeu e Aces Europe.

O encontro reuniu ainda o interlocutor da Aces Europa para a América do Sul, professor João Evangelista Macário; o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes, Ademir Packer; o coordenador do Programa Municipal Semente, Ivan Mazieiro (Macarrão); Marcio Selhorst, que já foi gestor da FME e imprensa.

Entre os critérios para a seleção estavam as ações executadas no esporte de base, rendimento e educacional, nas atividades proporcionadas à comunidade, na integração com outras áreas e na infraestrutura esportiva do Município.

Publicidadelm MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO BRUSQUE

O Programa de Iniciação Esportiva e Rendimento Semente ofertado pela Prefeitura foi fundamental para a conquista do Prêmio. “O Parlamento Europeu preza pela qualidade de vida proporcionada às pessoas através do esporte. O Programa de Indaial tem essa finalidade, pois atende desde crianças, até jovens e adultos, além de idosos e deficientes. Também nos chamou atenção o nome do Programa, Semente, ele coincide com o que estamos iniciando na América do Sul, plantando a semente de um grande projeto. Saio daqui satisfeito. Os indaialenses devem sentir orgulho do que é realizado em Indaial”, pontuou.

“Indaial é esporte para todos, 365 dias do ano. Vamos fazer jus ao que representa a chancela de um Parlamento Europeu, trabalhando para qualificar ainda mais as infraestruturas esportivas e de lazer e assim ampliar as ações para a comunidade. Com a pandemia ficou ainda mais evidente a importância da atividade física para a saúde e bem-estar da população”, disse o diretor-presidente da FME, Ademir Packer.

“Esse é o reconhecimento de um trabalho feito em equipe. O esporte está interligado com diversas áreas, educação, saúde, cultura, mobilidade e segurança. Não se faz nada sozinho. O selo de qualidade nos traz a oportunidade de avançarmos na cidade em todos esses aspectos e assim atingir o propósito principal que é proporcionar qualidade de vida aos indaialenses. Esse é o legado que pretendo deixar”, afirmou o prefeito André Moser.

Indaial já foi contemplada com aproximadamente R$500 mil através do Ministério da Cidadania para instalação de um Núcleo de Base para o Esporte de Alto Rendimento na modalidade Handebol. A Prefeitura realiza atualmente os processos licitatórios para aquisição de infraestrutura necessária à implantação. O professor João Macário adiantou quanto à expectativa de mais um Núcleo em Indaial, desta vez Educacional, também através do Ministério.

Sobre o Prêmio

Há mais de 20 anos, uma parceria entre o Parlamento Europeu e a Aces Europe premia cidades e capitais europeias pela excelência em seus programas, projetos, eventos e planejamentos voltados para diversas políticas públicas implantadas. A Aces é o Ministério dos Esportes do Parlamento Europeu, que tem também a Unesco como forte parceiro.

Em 2022 o Prêmio chegará à América do Sul e irá homenagear, em Bruxelas, na Bélgica, três Municípios de três diferentes Estados no Brasil. A Aces Internacional, em parceria com a Secretaria Nacional de Esportes do Brasil, indicam três Municípios de três diferentes Estados para representar o País. Além de Indaial já está na lista a cidade de Santo André (SP). O terceiro Município ainda será definido.

Entre os meses de outubro e novembro está prevista a visita de uma comitiva europeia para conhecer a cidade. O prefeito André Moser representará Indaial no recebimento do título, em evento em Bruxelas, no mês de dezembro, quando estará presente uma plateia de mais de 50 países. O Município receberá também um caderno com atribuições para aplicação de projetos e formalização de parcerias com o objetivo de atrair recursos.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.