Hospital Ruth Cardoso já fez captação de 34 órgãos em 2023


O Hospital Municipal Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú, é referência em captação de órgãos em Santa Catarina. Em 2022, o Hospital Ruth Cardoso esteve entre os 10 do estado com maior número de captações, de acordo com os dados da SC Transplantes. Nesta terça-feira (30), o hospital chegou ao segundo coração captado de 2023, após o registro de uma morte encefálica.

Só neste ano, oito doadores foram contabilizados na instituição, gerando um total de 34 órgãos captados (10 córneas, 16 rins, seis fígados e dois corações). Desde 2017, foram feitas 94 captações no hospital. Para a doação, é imprescindível que haja autorização familiar, por isso a importância de avisar o desejo ainda em vida para os mais próximos.

“Doar órgãos é um ato de amor ao próximo em um momento que os familiares estão vivenciando uma situação difícil e dolorosa, isso nos mostra o altruísmo e a benevolência das pessoas na atualidade”, diz o diretor de enfermagem do HMRC, Ricardo Brodersen.

Publicidadeodonto brusque

Doação de órgãos

A doação de órgãos é uma decisão da família, ato assegurado pela Lei nº 9.434, de 4 fevereiro de 1997, que institui a legalidade sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplantes e tratamento, caso seja de livre vontade e autorizado pelo doador ou familiar responsável.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.