Hospital Azambuja implantará UTI Neonatal dentro de 30 dias

Contrato emergencial foi firmado com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina diante da demanda por leitos neonatais e pediátricos

Foto: Divulgação

O Hospital Azambuja firmou contrato emergencial com a Secretaria de Estado da Saúde para abertura de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e dois leitos de UTI pediátrica na instituição. O assunto foi tratado durante reunião entre os diretores do Azambuja com o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Netona, na tarde da última sexta-feira, 27 de maio, em Florianópolis e anunciado oficialmente hoje, pelo governador Carlos Moisés.


De acordo com o gestor do Hospital Azambuja, Gilberto Bastiani, a instituição pretende realizar a instalação dos leitos neonatais dentro de 30 dias. Já os pediátricos, devem demorar um pouco mais, porém, ficam dentro do prazo estabelecido pelo Governo, de 90 dias.
“Estamos muito felizes em trazer esse serviço para a cidade e região, já que é uma de nossas lutas há muitos anos. Porém, não esperávamos que ocorresse neste momento, já que estamos com as obras da Torre de Alta Complexidade em andamento, ela que contempla em seu projeto a UTI Neonatal. Contudo, nos colocamos à disposição do Estado, e dentro da necessidade que o Governo está passando de falta de leitos de UTI neonatais e pediátricos, abraçamos a ideia e vamos disponibilizar nossa estrutura para implantação”, ressalta.


O Hospital Azambuja já possui todos os equipamentos para os leitos de UTI Neonatal, adquiridos por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 2,7 milhões, encaminhada pelo ex-deputado estadual e médico Serafim Venzon, em seu último ano de mandato. Trata-se de itens como respiradores, monitores, incubadoras, ultrassom e raio-x portáteis, entre outros, todos de alta tecnologia, para atender da melhor forma os recém-nascidos.

Publicidade


Uma ala da instituição, que fica no mesmo andar da UTI Geral, será utilizada para instalação dos novos leitos. O hospital contará com uma equipe especializada para coordenar a UTI Neonatal e cerca de 45 profissionais, entre médicos, equipe de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista e equipe de apoio, atuarão no novo serviço.


A UTI Neonatal atenderá recém-nascidos e bebês até seis meses, que necessitarem de cuidados intensivos. Já os leitos pediátricos atenderão pacientes de seis meses a 14 anos.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.