Hospital Azambuja conclui obras de revitalização da fachada e projeta reforma dos quartos do SUS

Empresas podem participar do projeto com doação de recursos do Imposto de Renda;

hospital azambuja
Foto: Divulgação Hospital Azambuja

Quem passa pelo Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio pode perceber a fachada revitalizada do Hospital Azambuja, que concluiu os trabalhos de toda pintura externa da instituição e trocas das janelas frontais e laterais. O projeto foi iniciado em meados do mês de outubro de 2022, tendo como empresa responsável pelos trabalhos de lavação e pintura a Fiel Limpeza.
Em seis meses de reforma foram trocadas 110 janelas, cujo modelo instalado é esquadria em alumínio da linha suprema, com vidro laminado, que possui maior resistência a impactos e oferece maior segurança contra desprendimentos ou queda de estilhaços. Com o objetivo de proporcionar maior segurança a pacientes, acompanhantes e visitantes, o sistema de abertura adotado foi o maxim-ar, com limitação de abertura e altura de parapeito, adequado às normas de segurança. Futuramente o hospital dará continuidade à troca das janelas também na parte dos fundos da instituição.


A pintura foi feita em 100% da fachada nos dois blocos do Azambuja, correspondendo a aproximadamente 10.000 mil metros quadrados de parede, com a troca da cor amarelo ocre para a cor luar, com os detalhes da fachada em branco, trazendo sutileza e modernidade, sem perder as características de um prédio histórico. No processo de revitalização também foi trocado o beiral do telhado, que antigamente era de fibra de madeira (eucatex) e agora foi instalado em PVC.


Em virtude dos ajustes na alvenaria para a troca das janelas, houve a necessidade de pintura interna dos quartos que tiveram as janelas trocadas, sendo estes, 40 quartos das clínicas Cirúrgica, Médica, Neurológica e Maternidade (Alas de internação SUS). Além da pintura, foram instaladas nestes quartos, novas cortinas tipo blackout, por meio de doação da empresa Havan.
O diretor administrativo do Hospital Azambuja, Pe. Nélio Roberto Schwanke, ressalta que é uma grande satisfação entregar à comunidade, uma fachada totalmente revitalizada, mantendo as características do prédio histórico do Azambuja, que é um ponto de referência na cidade e o principal destino quando se fala em saúde, da região.
“Ficamos felizes em poder realizar melhorias também externas no Hospital Azambuja. Há anos nossa instituição vem se modernizando, apostando em equipamentos de alta tecnologia para realização de diagnósticos e procedimentos, novos serviços em saúde para atender a população e, a parte externa também precisa dialogar com este momento de plena expansão que vive o Hospital Azambuja”, revela.

Reforma quartos SUS

Publicidade


Um dos próximos passos do Azambuja, é a reforma de todos os quartos que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde, na instituição. De acordo com Pe. Nélio, são 130 leitos SUS no hospital, e para que a reforma seja viabilizada, o Azambuja desenvolveu um projeto para captar recursos junto às empresas, por meio do imposto de renda.
Este projeto contempla empresas do Lucro Real, onde através da Lei nº 9.580/2018, empresas enquadradas neste regime tributário, são aptas a efetuar doações a entidades classificadas como ‘OSCIP’- Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, Entidade de Utilidade Pública Federal ou que sirva desinteressadamente à comunidade ou aos trabalhadores.
O valor a ser doado pela empresa não poderá ultrapassar 2% do lucro operacional, sendo este valor totalmente deduzido do Imposto de Renda.
“O Hospital Azambuja possui uma conta corrente específica para este projeto, onde mensalmente entregará aos doadores, uma prestação de contas com o detalhamento de todos os recursos aplicados”, ressalta Pe. Nélio.
A empresa que tiver interesse em participar do projeto deve procurar a instituição, onde serão repassados todos os documentos e informações necessárias.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.