Helicóptero dos Bombeiros faz resgate de homem ferido no Tomaz Coelho


O CBMSC, por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA/CBMSC), em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU/SAMU) e em conjunto com o ASU430, AR69 e ABTR114 da Companhia BM de Brusque, prestou atendimento à vítima de acidente de trabalho no Bairro Tomaz Coelho, Brusque.

Segundo relato da própria vítima, o acidente ocorreu durante um corte de árvore para agrimensura de um terreno. A vítima cortou uma árvore e um dos galhos a atingiu sua cabeça e corpo, causando ferimentos na cabeça e no braço. Quando da chegada do ASU430 o paciente estava consciente, orientado e recebeu atendimento, com imobilização do membro lesionado e imobilização de coluna, para evitar lesões secundárias durante o resgate.

O Arcanjo-03 foi acionado por volta das 10:15 para apoio em decorrência do local ser no alto de uma pedreira desativada, envolvendo um grande desnível até onde estava a vítima. Sua retirada por terra seria excessivamente arriscada para a guarnição e demandaria elevado tempo.

Publicidade

A aeronave pousou nas imediações do atendimento e dois integrantes da guarnição da aeronave acessaram o local onde estava a vítima para avaliação. Foi realizada derrubada de alguns eucaliptos para viabilizar o içamento com a aeronave e a vítima foi posicionada numa maca de ribanceira.

A aeronave decolou e manteve voo pairado sobre o local onde estava a vítima. Um resgatista e a vítima foram içados pela aeronave e levados até o local onde estava o ASU430, onde foram recebidos pela equipe de saúde do Arcanjo-03.

A vítima foi avaliada no interior da viatura, sendo confirmado pelo médico trauma crânio encefálico leve e suspeita de luxação / fratura em ombro esquerdo. O paciente referia ainda dores em região cervical e dorsal. Foi feita analgesia e ministrados alguns medicamentos para estabilização do quadro de saúde.

O paciente foi conduzido de Hospital de Azambuja, em Brusque, pelo ASU430.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.