Há transmissão comunitária do COVID-19 em Brusque, diz secretário da saúde

“Reforço o pedido para a população que quem puder, fique em casa"

Já é possível afirmar que neste momento, há transmissão comunitária do COVID-19 em Brusque.

A transmissão comunitária é uma modalidade de circulação na qual as autoridades de saúde não conseguem mais rastrear o primeiro paciente que originou as cadeias de infecção, ou quando esta já envolve mais de cinco gerações de pessoas.

Ela difere dos casos importados (quando uma pessoa adquire o vírus em viagens ao exterior) e da transmissão local (quando alguém é contaminado por contato com alguém infectado em outro país). As situações de transmissão comunitária significam que o vírus está mais disseminado, demandando cuidados mais efetivos.

A orientação do Secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari, é manutenção do distanciamento social para aqueles que necessitam transitar pelas ruas. “Reforço o pedido para a população que quem puder, fique em casa.Esta é a forma mais segura para não pegar o coronavírus. Este é um momento de pensar no coletivo e as atitudes individuais é que farão a diferença”, reforça o médico.

Agora, já são nove os infectados pela doença. A partir de agora, com o credenciamento de laboratórios privados, as confirmações podem ser feitas tanto pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN) como por unidades particulares.

Comentários