Guabiruba realiza 1º Encontro de Indústria e Comércio para empresários


Na noite desta quarta-feira, 06, a Secretaria de Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico e Turismo realizou o 1º Encontro de Indústria e Comércio no município. O Intuito do encontro foi apresentar oportunidades e dados do setor econômico de Guabiruba e compartilhar desafios e soluções enfrentados pelos empresários.


Segundo Andrei Müller, secretário da pasta, “O evento teve o objetivo de dar o primeiro passo no desenvolvimento do setor no município, criando um canal de comunicação entre o poder público e os empresários. Na ocasião, foi possível identificar as principais dificuldades das empresas e, junto ao Sebrae e Senac, verificar as oportunidades de solução. Notamos diversas necessidades comuns entre os empresários, possibilitando o trabalho conjunto para supri-las.”
Na ocasião, esteve presente o Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, divulgando o programa Brasil Mais. O programa é gratuito, pois é uma iniciativa do Governo Federal. Seu objetivo visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. O Brasil Mais oferece às micro, pequenas e médias empresas soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios.


Segundo Jonas Debeck, representante do Sebrae, o programa Brasil mais está na sua segunda turma em Guabiruba e está com vagas abertas para a terceira ainda esse ano. Para se inscrever é simples, basta se cadastrar no site www.gov.br/brasilmais.

Publicidade


No evento as empresas Faixa Azul, VJ Soft Informática e Deckergil Confecções relataram suas experiências trabalhadas no programa Brasil Mais. Para Juliane, representante da Faixa Azul “Com o passar dos anos e a pandemia tivemos uma diminuição da produção de ração para animais de grande porte e em contra partida, um aumento na linha pet. Com essa mudança, a programa Brasil Mais veio no momento certo, o programa está nos auxiliando em um novo posicionamento da empresa, saindo da linha de atacado e entrando no varejo. Com isso, estamos mudando todo o design e o marketing da empresa, com a inauguração na nova loja em novembro.”
Segundo Vanderlei, da VJ Soft Informática, o setor vem evoluindo muito rápido, e nas empresas guabirubenses não é diferente. “No dia a dia do empresário, este sempre trabalhando no que melhor sabe fazer, e nos esquecemos de olhar no além, como podemos melhorar e inovar. E com isso, muitas vezes deixamos de aumentar vendas, porque nós não percebemos as oportunidades. Então, eu quis fazer parte deste projeto pra eu tirar tempo para olhar para minha empresa, pensar e analisar as melhores soluções.”


Para Gilmar, da Deckergil Confecções, o Programa Brasil Mais “Nos ajudou a sair do operacional e pensar mais no estratégico, pois acreditamos que para a nossa empresa crescer, nós empresários temos que crescer primeiro. Eu acredito na frase: ‘As habilidades que nos trouxeram até aqui, não serão as mesmas habilidades que nos levaram ao próximo nível.’ E com o surgimento do convite para participar do programa, conseguimos adaptar nossas agendas, e a pensar mais no estratégico e delegar as funções operacionais. A empresa conta com 12 funcionários e em 2020 batemos a meta. Em 2021 a empresa duplicou a produção e para 2022 pretendemos dobrar novamente. E para isso precisamos buscar cada vez mais inovação para superar os desafios encontrados.”


O evento contou com a participação do Senac, apresentando ações e oportunidades da faculdade para os empresários. Tivemos também a presença do Presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Kormann, ressaltando o crescimento populacional e econômico e a importância desta secretaria estar atuante.

Na ocasião o vice-prefeito, Cledson Kormann ressaltou a coragem do empresário brasileiro, pois o Brasil é um dos países com maior tributação. “Quero parabenizar aos empresários pela coragem de acreditar na capacidade que tem o nosso povo, na capacidade que tem nossa economia dentro do nosso município. Com a secretaria da Indústria e Comércio, e com parcerias com o Sebrae e Senac, possamos trazer mais profissionais qualificados para nosso mercado crescer de forma equilibrada e sólida que precisamos.”


Para o prefeito Valmir Zirke, “A partir deste evento possamos incentivar as empresas de nossa cidade, pois sabemos que Guabiruba não é mais a mesma de 20 anos atrás. Onde a maioria das pessoas trabalhava em Brusque e dormia em Guabiruba. Hoje Guabiruba cresce e cresce muito. Estamos com mais de 25 mil habitantes e essa realidade mudou. Parabéns aos empresários que aceitaram este convite de estar aqui conosco buscando conhecimento. Mais uma vez, o município é parceiro do Sebrae e Senac, e ficamos à disposição para trazerem inovação e melhorias para nossas empresas.”

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.