Governador decreta estado de emergência em SC para conter coronavírus


Foi decretado pelo governo de Santa Catarina nesta terça-feira (17) situação de emergência por causa da pandemia do coronavírus. A medida foi anunciada durante entrevista coletiva, após a confirmação de que há casos de transmissão comunitária da doença no Sul do estado.

O decreto proíbe por 30 dias a realização de eventos no estado, independentemente da quantidade de pessoas, os serviços de transporte coletivo municipal e intermunicipal durante sete dias, como regime de quarentena.

A transmissão comunitária ocorre quando há transmissão do vírus entre a população, sem ser possível identificar a origem do contágio.

Publicidade


As novas regras no estado passam a valer a partir da publicação do decreto, o que deve ocorrer nesta quarta-feira (18).

Confira o decreto clicando aqui

O texto determina o fechamento por sete dias de atividades não essenciais, como academias e comércio em geral, e proíbe a entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro pelo mesmo prazo. Os serviços considerados essenciais, como os funerários, de saúde, farmácias, mercados e supermercados, postos de combustíveis e distribuição de gás e água, serão mantidos.

Veja abaixo as medidas restritivas que constam do decreto
Ficam suspensas por sete dias:

  • Circulação de veículos de transporte urbano intermunicipal, interestadual de passageiros;
  • Atividades e serviços privados não essenciais, como academias, shopping centers, restaurantes e comércio em geral;
  • Atividades e serviços públicos não essenciais, nos âmbitos federal, municipal e estadual;
  • A entrada de novos hóspedes no setor hoteleiro, mediante regulamentação por portaria específica.


Ficam suspensos por 30 dias:

  • Eventos e reuniões públicos e privados de qualquer natureza, como excursões, cursos, missas e cultos religiosos


No Sul do estado, onde há transmissão comunitária, além das restrições acima, as indústrias deverão operar com a capacidade mínima necessária.

“Acompanhando o desenvolvimento do contágio no resto do mundo, nas outras regiões podemos perceber que de forma muito rápida, depois do contágio comunitário os casos se multiplicam rapidamente”, justificou o governador Carlos Moisés (PSL) durante a coletiva. “O governo do estado não toma essa medida com satisfação, mas é uma medida necessária”, acrescentou.

O último boletim do Ministério da Saúde aponta que Santa Catarina tem sete casos confirmados de Covid-19, mas o secretário de estado da Saúde, Helton Zeferino, disse durante a coletiva que esse número é maior, em torno de 15. O estado monitora 220 casos suspeitos da infecção.

Em caso de dúvidas sobre onde procurar ajuda, a recomendação é telefonar para 136, número disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.