Geração Y: a juventude presente nos cargos de direção da Prefeitura de Brusque

Quadro do governo municipal conta com 13 diretores que possuem entre 25 e 33 anos de idade


Você conhece a Geração Y? Segundo os sociólogos, essa denominação refere-se ao corte de pessoas que nasceram entre a metade da década de 80 e o final da década de 90. Muitos destes jovens, hoje, se destacam no mercado de trabalho, seja pela boa formação técnica ou acadêmica, a ponto de vários deles se tornarem líderes, ou gestores, antes mesmo dos 30 anos.

Na prefeitura de Brusque, por exemplo, é possível verificar este movimento ocorrendo na prática. Das 55 pessoas atuando em cargos de direção e direção geral (exceptuando-se nesta conta os diretores de escolas), 13 estão na faixa dos 25 a 33 anos de idade.

“É um privilégio poder devolver para a minha cidade, por meio do meu trabalho, toda a formação que eu já tive”, diz André Vechi, 30, diretor na Secretaria Municipal de Governo e Gestão Estratégica. A primeira formação universitária de Vechi foi em Educação Física, em 2011. Em 2014, iniciou Administração Pública, formando-se no ano de 2019.

Publicidade

“Já atuo na área pública há cinco anos. Comecei como estagiário na Prefeitura de Balneário Camboriú. Depois, fui gerente na Prefeitura de Blumenau, onde fiquei por três anos, e há um ano faço parte do quadro da Prefeitura de Brusque. É uma responsabilidade muito grande, dada toda a complexidade de ações e atividades que a gente tem na Secretaria de Governo, no sentido de articular todas as atividades governamentais de maneira intersetorial”, completa.

Formada em direito, advogada, e com especializações em direito constitucional e ambiental, Danielle Mariel Heil, 31, também ocupa posição de destaque na gestão pública do município de Brusque. Também atuando na Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, Heil atualmente é responsável pelos processos de desapropriações da Prefeitura de Brusque nas obras de implementação da Margem Esquerda da Beira Rio.

“Me sinto realizada e honrada em estar responsável por esta importante função. Reafirmo com toda a alegria que até o momento todas as desapropriações foram realizadas de maneira amigável”, ressalta Danielle. “Isso demonstra transparência e moralidade e, acima de tudo, que sempre preferimos o diálogo, cumprindo o que dispõe a Constituição Federal”.

Da Gestão Estratégica para a Saúde, encontramos Lizandra Gabrielle Melim Gamba. Com apenas 27 anos de idade, a servidora efetiva da Prefeitura de Brusque é responsável por manter as contas de uma das mais importantes secretarias do município em dia. A diretora financeira considera ter aceitado o convite para assumir o cargo ciente da grande responsabilidade e do desafio que teria pela frente.

“É uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Eu sempre estudei em escola pública e estou podendo retribuir à população todo o ensino que me foi concedido de forma gratuita. É bem gratificante”, pontua. Lizandra cumpriu toda a sua educação fundamental e básica na Escola de Educação Básica Santa Terezinha. Após terminar o ensino médio, se formou em Administração e, também, fez pós-graduação em Gestão Pública Municipal. “A questão da idade as vezes o pessoal comenta, mas aí, com jeitinho, com paciência, a gente vai conseguindo galgar degraus para fazer um trabalho de crescimento”, finaliza.

Visão do Governo

O secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica da Prefeitura de Brusque, William Molina, ressalta que é preciso mesclar a experiência dos que já estão mais tempo no mercado de trabalho com as inovações trazidas pela juventude.

“É um processo que julgamos ser natural. Todas as pessoas que apresentam capacidade, competência e tem um bom desenvolvimento na nossa gestão, estamos procurando oportunizar a elas a melhor condição de trabalho possível”, explica Molina. “São pessoas que apresentam uma competência acima da média, temos notado até nos resultados obtidos. Além disso, essas pessoas também aprendem com aqueles que já possuem mais experiência.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.