Frio e chuva marcam a semana em Santa Catarina

chuva brusque 2
Foto: Olhar do Vale

A semana será marcada por frio e chuva em grande parte de Santa Catarina.

Nesta segunda-feira (08), a frente fria se afasta do estado, mas a circulação de umidade do oceano mantém o tempo nublado e com possibilidade de chuva fraca, especialmente entre o Planalto Norte, Vale do Itajaí e ao longo do litoral.

O ar frio avança de forma gradativa por todo estado e as temperaturas mínimas devem ser invertidas, ou seja, devem ser registradas à noite, quando devem variar entre 2°C e 5°C nos pontos mais altos da Serra e da Grd. Florianópolis Serrana e de 5°C a 10°C na maior parte do estado, com exceção do Litoral Norte, parte do Médio e Baixo Vale do Itajaí e a Ilha de Florianópolis, onde as temperaturas devem oscilar entre 10°C e 14°C. 

Publicidade

A sensação ainda será de frio intenso, intensificado pelo predomínio dos ventos de quadrante sul, mantendo o risco para agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares. O mar permanece com maior agitação, com ondas de sul entre 2 e 2,5 m com picos de até 3 em alto mar, oferecendo risco baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

TERÇA-FEIRA (09)

Na terça-feira (09), a influência de uma área de baixa pressão atmosférica mantém o tempo instável em todo estado. O dia já começa com grande quantidade de nuvens, mas entre a tarde e a noite a formação de áreas de instabilidade favorecem a ocorrência de chuva em praticamente todas as regiões com risco baixo a pontualmente moderado para ocorrências associadas à alagamentos. 

Os ventos permanecem de sul nas áreas costeiras onde devem apresentar rajadas moderadas entre 50 e 70 km/h ao longo do dia com risco baixo para ocorrências associadas. No amanhecer, as temperaturas variam entre 1°C e 4°C nas áreas mais altas da Serra, Grd. Florianópolis Serrana e Extremo Oeste e de 4°C a 12°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas não passam dos 4°C a 6°C nas áreas serranas e variam de 7°C a 14°C nas demais áreas, mantendo o risco para agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares.

O mar segue agitado entre Florianópolis e o Litoral Norte com ondas de sudeste entre 2,0 e 2,5 m com picos maiores em alto mar, oferecendo risco baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima. 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (10), ainda amanhece com chuva devido a atuação de uma baixa pressão, em especial nas áreas litorâneas, entretanto, a tendência é de melhora nas condições de tempo até a noite, com a entrada de uma massa de ar seca na retaguarda. Na quinta-feira (11), o processo de formação de uma nova frente fria entre SC e PR volta a instabilizar o tempo, com o retorno da chuva e condições para temporais isolados em todas as regiões.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.