PUBLICIDADE

Foz do Itajaí se consolida como segundo maior polo de empreendedoras no estado

Mais de 94 mil negócios são liderados por mulheres, aponta dados do Observatório do Sebrae/SC

O Sebrae/SC atua diariamente como parceiro para incentivar e fortalecer o protagonismo feminino, oferecendo capacitação, orientação, apoio na formalização, acesso a crédito e à transformação digital. Em todo o estado, 489.775 mulheres lideram pequenos negócios, gerando renda, empregos e inovação nos territórios. A Foz do Itajaí é o segundo maior polo de empreendedoras. Prova disso são os dados recentes do Observatório do Sebrae/SC, que apontam 94.658 empreendedoras na região, dessas, 94% (88.915), são donas de pequenos negócios.

Essas mulheres não são apenas números: são histórias de coragem, autonomia e inovação que sustentam o desenvolvimento regional. “Ao fortalecer as empreendedoras da Foz do Itajaí – que muitas vezes, equilibram família, trabalho e empresa – fortalecemos famílias, bairros, cidades e toda a economia catarinense”, avalia a gerente da Regional Foz, Juliana Bernardi Dall’antonia.

Como os pequenos negócios se organizam
Entre as 88.915 pequenas empresas femininas na Foz do Itajaí, 57.361 são MEIs, 26.959 são ME e 4.596 são EPP. Lideram esse ranking mulheres entre 31 e 60 anos (70%), em plena fase de maturidade profissional e de vida. Destaca-se o setor de serviços, que concentra 60,6% dos negócios comandados por mulheres, seguido pelo comércio (22,5%) e pela indústria (13,7%).

Entre os segmentos mais comuns estão o comércio varejista de vestuário, salões de cabeleireiro, serviços de preparação de documentos e apoio administrativo, promoção de vendas e atividades ligadas à estética e beleza, revelando a diversidade e a força da atuação feminina no mercado.

Realização de um sonho
O sonho de abrir uma loja colaborativa em Brusque nasceu durante uma reunião da nova coordenação do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Ampe, logo que Denise Lofhagen Motta Aragão assumiu a presidência da associação. Diante do desafio enfrentado por muitas empreendedoras — o alto custo para manter uma loja própria — Denise reuniu um grupo e deu início ao projeto que resultou na criação da “Cada Qual”. Hoje, o espaço conta com 30 associadas distribuídas em 270 metros quadrados, reunindo uma variedade de nichos como artesanato, vestuário, costura criativa, crochê, calçados infantis e acessórios.

Para Denise, a loja representa a concretização de um sonho coletivo e a oportunidade de fortalecer o empreendedorismo feminino na região.
“Sabemos dos desafios que ainda virão, mas comemoramos os primeiros resultados: em apenas 30 dias, a loja registrou um faturamento surpreendente de 10 mil reais”, destaca. Denise reforça que o apoio do Sebrae/SC, por meio da Regional Foz, foi fundamental para fortalecer e consolidar sua trajetória profissional, e afirma que pretende repassar essa experiência ao grupo, garantindo mais segurança e preparo para o dia a dia da gestão. “Com otimismo e união, seguimos confiantes de que a “Cada Qual” se tornará um sucesso”, finaliza.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Mais recentes

PUBLICIDADE