Fórum se reúne com prefeito e ouve que convênios serão cortados

Foto: divulgação –

Brusque – Uma reunião entre integrantes do Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região e o prefeito Jonas Oscar Paegle discutiu sobre a situação do setor de saúde na cidade de Brusque. O encontro foi realizado no gabinete do prefeito na tarde desta segunda-feira, 13 de março. Participaram da reunião, ainda, o secretário da pasta, Humberto Fornari, o diretor de gabinete Dirceu Marchiori, e a subprocuradora do município, Mariele Heil.

O prefeito recebeu das mãos dos sindicalistas os apontamentos feitos nas visitas a unidades básicas de saúde, realizadas pelo Fórum em 17 de fevereiro. Problemas como falta de médicos, enfermeiros e material de expediente foram relatados, bem como a demora na realização em procedimentos, queixas corriqueiras e que aumentaram nas entidades por parte dos associados.

O secretário da Saúde disse que a pasta foi herdada com uma série de problemas, principalmente de ordem financeira. Dividas a serem pagas e licitações não iniciadas na gestão anterior fizeram com que muitos dos serviços tivessem continuidade, justificou ele. Além disso, o limite da folha de pagamento da Prefeitura vem impedindo que se contrate funcionários que estão em falta nas unidades básicas.

Uma notícia pegou de surpresa os sindicalistas e gerou inquietude. O próprio Fornari anunciou que os convênios entre a Prefeitura e as entidades sindicais, em que pacientes associados são atendidos nos sindicatos e encaminhados ao Sistema Único de Saúde (SUS), vai ser totalmente paralisado. O motivo é uma alteração na legislação que rege convênios feitos pelos municípios, bem como a falta de recursos para manter os serviços.

Uma nova reunião entre as duas partes foi marcada para o mês de abril, para que se discute a saída. Isso porque o fim dos convênios faria com que milhares de pessoas que são atendidas nos sindicatos fossem deslocadas para as UBS.

por Assessoria de Imprensa

Comentários