Finados: confira cuidados para evitar a proliferação da dengue no feriado


O trabalho de prevenção ao mosquito transmissor da dengue é realizado durante todo o ano, mas no Dia de Finados e com a proximidade do verão, é importante intensificar os cuidados para evitar a proliferação.

O maior problema encontra-se nos cemitérios. As pessoas, por desconhecerem o perigo, deixam no local vasos e floreiras com água acumulada, o que favorece a reprodução do aedes aegypti.

A legislação determina que todos os cemitérios devam estar preparados para prevenir a proliferação dos mosquitos. O texto recomenda que sepulturas, túmulos e monumentos funerários tenham somente vasos ou outros recipientes furados ou preenchidos com areia para não acumularem água.

Publicidade

A população também deve evitar deixar embalagem plásticas nos vasos, sobras de materiais, como flores ou arranjos de plástico e outros objetos que acumulem água ao redor dos túmulos, pois estes se transformam em potenciais criadouros de mosquitos, inclusive o que transmite a dengue.

A Vigilância Epidemiológica fixou placas com orientações sobre os cuidados a serem tomados nos cemitérios da cidade, especialmente com a proibição de manterem-se vasos, floreiras e similares com acúmulo de água nos túmulos e jazigos conforme, Decreto Nº 1897 de 4 de maio de 2022.

No dia 13 de novembro, o Programa de Endemias fará uma varredura em todos os cemitérios do município, a fim de eliminar possíveis criadouros que porventura foram deixados, evitando o acúmulo de água parada nesses locais.

É de extrema importância a conscientização da população. Existem outros cuidados a serem tomados juntos aos cemitérios:

Utilize vasos e floreiras com furos no fundo e encha de areia até a borda;
Coloque areia também nos pratinhos de suporte dos vasos ou elimine-os;
Retire as embalagens de plásticos de vasos e arranjos florais;
Não utilize vidros, garrafas ou outros utensílios que impossibilitem a saída da água;
Flores artificiais (plástico ou seda) não necessitam de vasos com água;
Retire os entulhos e tudo o que possa acumular água;
Evite plantar bromélias ou outras plantas que acumulam água.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.