Na retaguarda da frente fria, entre a tarde e a noite desta sexta-feira (24), a entrada de uma massa de ar frio provoca queda acentuada das temperaturas em Santa Catarina. O ar frio adentra o estado pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, incluindo regiões como o Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. A massa de ar frio avança para o restante do estado até o final do dia, com as temperaturas mínimas do dia sendo esperadas para a noite. Os ventos de quadrante sul provocados pelo avanço de um sistema de alta pressão intensifica a sensação de frio, especialmente nas regiões costeiras. Tanto no sábado (25) quanto no domingo (26), o tempo deve permanecer nublado a encoberto em Santa Catarina, o que faz com que as temperaturas praticamente não se elevem nas manhãs e tardes, ou seja, a amplitude térmica será baixa com sensação de frio intenso.
Recomendações para a população:
Em caso de frio intenso, redobre a atenção com a população vulnerável e animais.
Procure se agasalhar e beber bastante água.
Evite locais aglomerados e mantenha a higiene das mãos.
Mar Agitado e Ressaca nas praias: Nesta sexta-feira (24), a passagem de uma frente fria e o avanço de um sistema de alta pressão na retaguarda deste sistema provoca ventos fortes e persistentes entre a tarde desta sexta-feira (24) e a tarde do sábado (25), especialmente nas áreas litorâneas. Os ventos sopram de sudoeste/sul, com velocidades médias entre 15 e 25 km/h e rajadas entre 45 e 70 km/h.
Como resultado dos ventos persistentes de quadrante sul, o mar fica muito agitado e com risco de ressaca no litoral catarinense entre esta sexta (24) e o sábado (25). O mar começa a subir ao longo da noite de hoje (24), apresentando ondas de direção sul com alturas entre 1,5 e 2,0 m, com picos de até 2,5 m. Os ventos do quadrante sul combinados à maré astronômica (causada pela Lua Cheia) também fornecem condições para alagamentos costeiros em municípios do Baixo Vale do Itajaí, nestes dois dias, nos horários de pico da maré astronômica.
Recomendações para a população:
Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos.
Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros.
Em caso de agitação marítima, evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos.
Evitar atividades de navegação, pesca e de esportes náuticos.
Comentários
Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.