Brusque vai viver um momento peculiar na sua história política quando acontecerá em 30 de abril (sexta-feira) a eleição indireta para prefeito de Brusque, ou seja, os vereadores da cidade vão escolher o novo prefeito que ficará no poder de 01/05 /15 a 31/12/2016 podendo concorrer a reeleição nas eleições de 2016.
A lei orgânica do município prevê no seu inciso 1º do artigo 76 que a votação neste caso teria que ser secreta. A comunidade pressionou através de uma campanha capitaneada pelo portal de notícias Olhar do Vale, que obteve quase sete mil visualizações no vídeo da campanha, se manifestando para que a votação aconteça de forma aberta, ou seja, que os parlamentares declarem para quem vão votar.
A movimentação popular culminou nesta semana com o protocolo de um projeto de emenda a lei orgânica do município para mudar a forma da votação de secreta para aberta. A primeira discussão e votação será amanhã (16) durante sessão da câmara municipal.
A proposta deve passar por duas votações. Se aprovada, os vereadores terão que declarar o seu voto. A proposta tem sido rejeitada pelo bloco liderado pelo Partido dos Trabalhadores.
Com a votação aberta nós poderemos ver quem é quem nesta eleição fazendo com que o parlamentar não declarem o voto a um candidato e, nos bastidores, com votação secreta, não venha a cumprir deixando a comunidade em dúvida sobre a sua votação e posteriormente se esquivando de posteriores cobranças da comunidade. Afinal de contas, os vereadores são eleitos pelo povo e devem representar o interesse do povo, não deles próprios.
Alguns vereadores já declararam o seu voto, porém sem que a eleição seja aberta, não dá para afirmar com todas as letras quem será o próximo prefeito de Brusque. Se os vereadores cumprirem o que estão falando, a eleição tem uma tendência para que Roberto Prudêncio seja o prefeito. Confira:
Candidato: Roberto Prudêncio (PSD)
Votos de:
Dejair Machado (PSD)
Celso Emydio (PSD)
Ivan Martins (PSD)
José Zancanaro (PSD)
Alessandro Simas (PR)
André Rezini (PMDB)
Moacir da Acapra (PTdoB)
Guilherme Machewsky (PMDB)
Canditado: Ingo Fischer (PP)
Votos de:
Edson Pipoca (PP)
Claudemir Duarte – Tuta (PT)
José Isaías Vechi (PT)
Marli Leandro (PT)
Valmir Ludvig (PT)
Não divulgaram:
Norberto Maestri, o Kito (PMDB)
Jean Pirola (PP) – Presidente do legislativo
Texto: Anderson Vieira
Arte: Wilson Schmidt Junior
Comentários
Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.