Exposição “Matemática é Arte?”, promovida pelo EJA segue até esta quarta-feira


Começou na noite desta segunda-feira (23) e transcorre até hoje (24) a exposição “Matemática é Arte?”, promovida pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante do Serviço Social da Indústria em Brusque. A mostra, que está aberta a visitação na Unidade de Operações Sociais (UOS) da instituição, situada na Avenida Carlos Gracher, 69, no Centro, é coordenada pelos professores Pedro e Kátia Gastaldi, que lecionam as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, respectivamente.

Fruto de trabalhos desenvolvidos em sala de aula, a exposição reúne, ao todo, quatro turmas do SESI EJA Profissionalizante. As atividades possuem o objetivo de estimular o contato artístico, correlacionando-os com os conteúdos ministrados pelos professores dentro das salas de aula.

“Realmente é um trabalho interdisciplinar. São duas áreas de conhecimento, como nós sempre trabalhamos. Então hoje conseguimos fazer a exposição de todos os trabalhos, pra gente coroar todo o esforço realizado dentro de sala de aula. Essa nova proposta do EJA Profissionalizante é realmente trabalhar com projetos. Só existe algo semelhante na Bahia e em Roraima. Santa Catarina é o terceiro estado a realizar essa modalidade de educação para jovens e adultos”, ressalta Angela Suavi, supervisora de Educação do SESI.

Publicidade

Intitulado de Semeando Saberes: a Geometria no Dia a Dia, o projeto de André Gastaldi tem como objetivo conscientizar sobre a presença da matemática em tudo, inclusive nas ações mais comuns de nosso cotidiano. Já o Linguagens Comunicativas no Dia a Dia, da professora Kátia, por sua vez, tem o objetivo de possibilitar a aquisição de novos saberes, através da leitura da realidade e do abstrato, dos objetos humanizados pelo homem, da natureza e da arte.

Bruno César Kohler, de 24 anos de idade, foi um dos alunos participantes do projeto de matemática do EJA. De acordo com o jovem, foi possível observar que os números e as formas geométricas estão presentes em quase tudo em nossas vidas. “A gente usa bastante no dia a dia. O objetivo geral é justamente esse: expandir a capacidade e compreender a geometria espacial”, complementa.

A abertura da exposição contou, também, com a presença de Julcimar Luis Machado, diretor do SENAI Brusque e interlocutor da Câmara Regional de Educação. Durante alguns minutos, ele conversou com os alunos sobre educação e futuro, correlacionando com as modalidades de educação oferecidas pelo Sistema da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Depois, foi a vez do palestrante, Rodrigo Bonfim ministrar sobre o tema: “7 Dicas de Vida e Carreira” aos estudantes.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.