PUBLICIDADE

Exposição e minidocumentário apresentam fatos que marcaram a história do Legislativo brusquense

Gravações com os servidores aposentados para a produção do minidocumentário. Foto: Imprensa/Câmara Brusque

Na passagem dos 140 Anos de instalação do Poder Legislativo de Brusque, celebrados em 8 de julho deste mês, a Câmara de Vereadores relembrou fatos que marcaram sua história, trazendo-os à tona em um minidocumentário e uma exposição de fotos e documentos. Os materiais foram produzidos na casa legislativa e apresentados ao público pela primeira vez na sessão solene da última quinta-feira, 13.

Minidocumentário

Oito servidores aposentados foram entrevistados para o minidocumentário “Recortes da história da Câmara na memória de quem serviu ao Legislativo”: Aurinho Silveira de Souza, Ariberto Rainert, Carlos Henrique Wehmuth, Olga Dell’Agnolo, Teresinha da Silva Gerati, Reinaldo dos Santos Cordeiro, Rogério Gamba e Rose Marie Ulrich.

Entre lembranças contadas pelos protagonistas e imagens do acervo da Câmara, o vídeo revela fatos que fazem entender a evolução dos trâmites internos da casa nas últimas décadas, o papel do servidores e detalhes sobre a convivência entre estes e os agentes políticos no ambiente parlamentar.

Rogério Gamba, servidor entre 1983 e 2016, relembra a perda documental sofrida na enchente de 1984, época em que a Câmara se localizava na antiga praça da Fideb. “Quando as águas estavam na altura da janela, a gente pegou um barco sem autorização dos Bombeiros, viemos até a Câmara, arrebentamos a janela e começamos a pegar o que tinha de livros. Era uma das bibliotecas mais completas na área de direito público e administrativo. […] Nós pegávamos no barco, dentro da Câmara, a gente botava no último degrau de acesso à biblioteca”, cita o entrevistado.

O vídeo também remonta ao ano de 1962, quando os vereadores aprovaram o projeto de resolução que emancipou as cidades de Guabiruba e Botuverá. “Houve um empate, o presidente era João Baptista Martins, e com seu voto de minerva é que houve a criação dos dois municípios. Houve muito conflito durante a reunião, apagaram as luzes e a confusão foi generalizada. Mas, finalmente, o que estava na Ordem do Dia foi cumprido”, relembra Aurinho Silveira, funcionário entre 1956 e 1966 e entre 1973 e 1983.

A trilha sonora da produção audiovisual contou com o apoio do Instituto Aldo Krieger (IAK), que cedeu o uso de composições do maestro Aldo Krieger, em canções interpretadas por ele e pelo pianista Miguel Proença.

Assista ao minidocumentário “Recortes da história da Câmara na memória de quem serviu ao Legislativo” no Canal da Câmara no Youtube.

Exposição do acervo

Como parte inicial do projeto de digitalização e disponibilização ao público do acervo fotográfico da Câmara, uma seleção de imagens compõe a exposição “Acervo Fotográfico e Documental do Legislativo”. São memórias, imagens e documentos referentes a eventos que marcaram a história da casa legislativa e da própria cidade de Brusque.

Fotografias do prédio da Câmara atingido pela enchente de 1984, da sessão de promulgação da Lei Orgânica do Município, de reuniões especiais nos bairros, da Legislatura com a primeira mulher eleita e da reunião para revisão do Plano Diretor na década de 1990 estão entre os materiais exibidos. Além de imagens das atas manuscritas das sessões ordinária e extraordinária em que foi aprovada a emancipação das vizinhas Guabiruba e Botuverá, em 1962.

A mostra apresenta ainda, em ordem cronológica, fotos de seis prédios que já serviram de sedes para o Poder Legislativo, alguns compartilhados com a Prefeitura de Brusque. Três imagens utilizadas neste painel foram selecionadas com a colaboração do acervo digital do Museu Casa de Brusque.

Os quatro painéis da exposição estão dispostos no saguão da Câmara até esta sexta-feira, 21, e a partir daí seguirão de forma itinerante para outros pontos da cidade, começando pela Prefeitura na próxima segunda-feira, 24.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Mais recentes

PUBLICIDADE