Exclusivo: Rogério dos Santos surge como favorito na disputa pela Presidência da Câmara

Rogério dos Santos já foi presidente do legislativo em 2001. Foto: Anderson Vieira/Olhar do Vale.

Na última sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Brusque, que acontecerá em Dezembro, o próximo presidente da casa deve ser escolhido. O Olhar do Vale apurou e traz agora com exclusividade que o nome mais forte para o cargo é Rogério dos Santos (Republicanos) por conta da articulação política nos bastidores. Santos exerce o quarto mandato como vereador. Ele já tem praticamente certo 8 votos, o que daria a ele uma vitória com tranquilidade, perante seus concorrentes que podem vir a ser: André Vechi (DC) e Nik Imhof(MDB). Rogério conversou com exclusividade com a reportagem do Olhar do Vale sobre a possibilidade de ser novamente presidente, cargo que ocupou em 2001.

Olhar do Vale: Vereador, o que tem de concreto nos bastidores sobre a sua candidatura à presidência da casa?

Rogério dos Santos: Nós estamos com um grupo de sete a oito vereadores nos reunindo semanalmente para que a gente possa discutir a presidência da Câmara e o que nós podemos fazer a partir de 2023. Então nós estamos fechados com os quatro vereadores do Republicanos (Ivan Martins, André Rezini, Jean Dalmolin e o próprio Rogério dos Santos), estamos conversando também com o vereador Jocimar dos Santos (DC), Deivis Jr.(MDB) e Jean Pirola (Progressistas). Estes são os sete nomes que a gente está fechado, também fizemos outros contatos com demais vereadores, mas ainda não está muito bem articulado. Estamos conversando semanalmente para que a gente possa fazer um projeto diferente do que vem acontecendo até o ano de 2022. Provavelmente no primeiro ano o presidente será do Republicanos e no outro ano, outro nome dentro dos que compõem o grupo.

Publicidade

Olhar do Vale: Precisa então de mais um voto para a eleição ser confirmada?

Rogério dos Santos: Perfeitamente. Estamos conversando também com a vereadora Marlina (PT) e o vereador Deco Batisti (PL). E já fui presidente em 2001, estou no quarto mandato, terão outros candidatos, mas eu penso que tenho condições plenas pelo menos de assumir neste ano de 2023. A gente está dialogando. Eu não sou um político raivinha, de ficar perseguindo. Não é um projeto contra a atual administração, apesar de perceber que o prefeito é uma pessoa que não tem palavra. Um político tem que cumprir quando fala, mas estamos buscando um projeto para a cidade de Brusque.

Olhar do Vale: Como ficaria a composição da mesa diretora (Vice-presidente, 1 e 2º Secretários)?

Rogério dos Santos: Isso ainda não foi definido. Estamos discutindo o nome do presidente. Essa questão vamos dar atenção nas próximas semanas.

Olhar do Vale: Nós levantamos a informações de que dentro desse grupo Deivis Jr. e Jean Pirola também tem interesse em assumir a presidência da Câmara…

Rogério dos Santos: Sim, neste momento o nosso grupo está fechado para a minha eleição no primeiro ano. Eles discutirão entre eles quem assumirá no segundo ano. Na última reunião que tivemos lá em casa na última terça-feira (1º) eles manifestaram seus motivos e o segundo ano será ocupado ou por Jean Pirola, ou por Deivis Jr. Os dois irão definir.

Olhar do Vale: O que estamos vendo, diferente do começo da legislatura, é uma configuração de um bloco de Oposição. O senhor concorda com essa afirmação?

Rogério dos Santos: Não seria bem oposição. Seria uma falta de palavra do prefeito Ari Vequi com diversos vereadores. O prefeito não tem palavra, ele não cumpre o que fala, ele não cumpriu com vários vereadores. Em função disso, temos que fazer um bloco por Brusque, não de oposição. Pra mim, o prefeito é um aventureiro. Chegou em Brusque com uma mão na frente e outra atrás.

Olhar do Vale: O que essa articulação em grupo, pode impactar nas eleições de 2024?

Rogério dos Santos: Nós pretendemos ficar juntos em 2024. Dentro do Republicanos o nosso candidato a princípio é o Pastor Gilmar, ou com ele vice, ou a prefeito. Esse grupo com certeza vai fazer o lançamento de uma candidatura a prefeito ou a vice em 2024. Tanto é que o Jocimar se colocou à disposição para ser candidato a prefeito.

Olhar do Vale: Dizem aí que o vice-prefeito Pastor Gilmar não conversa muito com os vereadores do Republicanos. Isso é verdade?

Rogério dos Santos: É (risos) ele não conversa muito. Isso é uma verdade. Ele não tem experiência política. Estamos conversando com ele, mas vejo que não tem noção de grupo. Ele é uma pessoa do bem, uma pessoa que quer o bem para a cidade, mas está sendo deixado de lado pelo prefeito municipal, mas devagar ele vai conseguir visualizar o projeto que nós temos e vai vim conosco. Ele tem muito pouco tempo em função da igreja, mas vamos aguardar cenas do próximo capítulo.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.