Exclusivo para homens: Troca de Ideias discute masculinidades e igualdade de gênero


O Brasil tem registrado um crescimento diário no índice de violência contra as mulheres. Há inúmeros projetos e ações que tentam proteger e acolher essas vítimas. Mas é preciso ir além e incluir também os homens na luta contra a violência doméstica, em prol da igualdade de gênero. O primeiro passo, de acordo com os especialistas, é fazê-los repensar seu próprio modo de pensar e agir.

Assim, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid), do PJSC, idealizou o projeto Troca de Ideias. É um espaço de conversa, exclusivo para homens, sobre temas relacionados à saúde, comportamento, paternidade, igualdade de gênero e masculinidades. Um diálogo aberto e franco a respeito de equidade e o papel de cada um no enfrentamento à violência.

Depois do sucesso de público das edições anteriores, a ação será realizada de forma virtual em dois dias (20 e 27 de setembro), das 14 às 16h. O psicólogo Ricardo Luiz de Bom Maria, da comarca da Capital, e o professor e assistente social em Blumenau,  Ricardo Bortoli, farão a mediação.  “É um espaço formativo que busca a criação de um processo de empatia pelo outro, por si mesmo e, principalmente, a empatia pelas diferenças”, explica.

Publicidadelm MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO BRUSQUE

Conforme a desembargadora Salete Sommariva, coordenadora da Cevid, “a iniciativa tem o objetivo de sensibilizar, cada vez mais, magistrados e servidores do PJSC em relação à violência contra mulheres e contribuir para a consciência acerca da igualdade entre os gêneros”.  Ela lembra que o diálogo se dará em ambiente virtual acolhedor, para que os participantes possam expor suas angústias e alegrias, e refletir sobre seus comportamentos, mas não apenas em relação à violência.

Magistrados e servidores de todo o Estado podem se inscrever. As vagas são limitadas.  

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.