Evento de comemoração aos 200 anos da imigração alemã no Brasil acontece em Guabiruba

O evento contou com apresentações culturais de canto e dança, jantar para o público e a presença de várias autoridades alemãs e brasileiras.

Foto: Mariana Beuting/Olhar do Vale

Unifebe, Brusque e Guabiruba, em parceria, realizaram na noite desta quinta-feira, 04, um evento para celebrar os 200 anos da Imigração alemã no Brasil. O evento ocorreu na Sociedade Recreativa Guabirubense, na Guabiruba e contou com apresentações culturais para o público.

O evento contou com a presença de autoridades da comitiva vinda do estado alemão de Baden-Württemberg, região de origem de muitos imigrantes catarinenses em 1860 e autoridades locais, entre eles o presidente da ACIC, Associação Catarinense de Intercâmbio Cultural e a reitora da Unifebe, Rosemari Glatz, universidade responsável pela organização do evento.

O presidente da ACIC, Valdir Riffel, falou um pouco sobre a importância de comemorar esta data, “Não podemos deixar passar em branco, então pensamos em fazer alguma coisa que chegue ao menos próximo em poder agradecer aos nossos antepassados que tanto fizeram por nós e por essa terra”.

Publicidade

Foi uma noite muito animada, onde os laços entre o Brasil e a Alemanha puderam ser fortificados, para recordar o acordo de imigração feito pelos países em 25 de julho de 1824 e reafirmar o respeito e a admiração entre as duas nações.

A reitora, Rosemari, comemorou a troca tão consolidada com o território alemão da parte da Unifebe, a universidade atualmente possui muitas parcerias com eles, onde realizam pesquisas conjuntas e intercâmbio de estudantes de ensino médio e nível superior.

As autoridades alemãs e brasileiras que estavam presentes no evento receberam da mão dos membros da comitiva de organização do evento, uma homenagem feita de madeira de peroba da mata atlântica brasileira, oriunda da tábua do assoalho da antiga casa da família Scharf.

“Que nós possamos realmente lembrar dos 200 anos atrás, dessas pessoas que tiveram dificuldade em chegar aqui (…) para nós é motivo de orgulho”, declarou o prefeito da Guabiruba, Vilmar Zirke. O gestor municipal também informou que eles adquiriram uma casa enxaimel no bairro Aimoré, na Guabiruba, rua Prefeito Carlos Boos, onde pretendem guardar as histórias que os alemães trouxeram e que muitas vezes “ficam perdidas”, segundo Vilmar. O mesmo estendeu o convite a todos que desejam prestigiar a entrega da casa. “Não falamos em 20 anos ou 20 dias, mas são 200 anos”, finalizou o prefeito.

Confira a galeria de fotos do evento:

Colaborou Mariana Beuting

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.