Espetáculo “Paixão e Morte de um Homem Livre” entra na reta final de ensaios


A chuva que caiu na tarde do último domingo, 3 de abril, não desanimou as cerca de 400 pessoas envolvidas no Espetáculo “Paixão e Morte de um Homem Livre”, que estiveram novamente reunidas no pátio da Comunidade São Cristóvão, no bairro Aymoré, em Guabiruba, para a realização de mais um ensaio do teatro. Com capas de chuva e muita dedicação, atores e equipes responsáveis por cada detalhe do espetáculo repassaram as cenas que marcam os últimos momentos da vida de Jesus Cristo.


A partir de agora o espetáculo entra em sua reta final de ensaios e preparativos para as apresentações, que acontecem nos dias 14 de abril, quinta-feira, às 21h; e 15 de abril, Sexta-feira Santa, às 19h30.
De acordo com o presidente da Associação Artística Cultural São Pedro, Marcelo do Nascimento, a organização do evento está apenas definindo alguns detalhes finais para as apresentações. Com a venda dos ingressos de sexta-feira, 15, encerrada, as expectativas agora são de que o público também possa prestigiar a apresentação da quinta-feira, 14. “Esperamos vender todos os 4.500 ingressos disponíveis em nossos pontos de venda, para este dia também. Por isso fazemos o convite ao público que possa se fazer presente e nos prestigiar”, pontua.

Orientações ao público

Publicidade


Para quem estará presente no evento, em ambos os dias, as apresentações iniciam pontualmente: às 21h na quinta-feira, 14 de abril; e às 19h30, na sexta-feira, 15. Além disso, os portões de acesso ao espetáculo estarão abertos ao público sempre 2h antes do início das apresentações, ou seja: abertura às 19h e às 17h30, respectivamente.
Em relação ao estacionamento, o presidente da AACSP também fala sobre a disponibilidade dos espaços. “O estacionamento na parte interna do pátio, em frente ao salão, será preferencialmente para os ônibus, de quem vem em lotações e de outras regiões do estado e, posteriormente, o que couber de veículos. Assim, para quem chegar primeiro, haverá algumas vagas disponíveis, mas limitadas, do estacionamento gratuito nesse espaço. Na área externa do pátio, haverá um estacionamento terceirizado, no valor de R$ 15. Depois devemos ter outras localidades aqui nas proximidades, como terrenos e até algumas casas, onde a comunidade disponibiliza estacionamentos também”, esclarece Nascimento.


Além disso, em ambos os dias das apresentações haverá a venda no local de água, refrigerante, bem como pipoca e churros. Na quinta-feira, 14, também será comercializado cachorro-quente. Já na Sexta-feira Santa haverá a venda de sanduíche natural no local, respeitando o não consumo de carne neste dia.

Apresentação


Outra atração para os dois dias será o Quarteto Adventista Alpha, do Lajeado Baixo, que irá cantar para o público presente antes das apresentações. “Nas edições anteriores do espetáculo já tínhamos participação semelhante, do Quarteto Primus, mas que desta vez infelizmente não pode se fazer presente. De qualquer forma teremos esses cantores que irão abrilhantar ainda mais ambas as noites enquanto o público aguarda para o início das apresentações”, comenta.


De acordo com o presidente da AACSP, a participação do Quarteto é mais uma forma de demonstrar que “Paixão e Morte de um Homem Livre” não é apenas um espetáculo católico, mas sim aberto às demais demonstrações de fé cristãs. “O nosso objetivo vai além da religiosidade em si. Ou seja, independente da religião, temos um só Deus e é por meio Dele que queremos levar a todos sua mensagem de amor. Guabiruba mostra sua força nesse sentido, porque todos trabalhamos juntos, em prol do município, em prol da nossa sociedade. E desta forma vamos fazer com que cada espectador saia daqui com o coração cheio de amor e alegria”, enfatiza.

Educação e cultura
Como contrapartida social pelo incentivo recebido da Lei Rouanet, a Associação Artística Cultural São Pedro (AACSP) firmou uma parceria com a prefeitura de Guabiruba, através da secretaria de Educação. Desde o dia 31 de março, até esta quarta-feira, 6 de abril, alunos do 4º, 5º e 6º Ano do Ensino Fundamental das escolas municipais conhecerão os bastidores do espetáculo “Paixão e Morte de um Homem Livre”. O projeto tem como objetivo fazer com que o aluno conheça e entenda o trabalho realizado por centenas de voluntários e compreenda, também, toda a parte técnica, como a montagem do cenário, a confecção dos figurinos e como são realizados os ensaios.


As crianças são recebidas na comunidade São Cristóvão, no bairro Aymoré, pelo presidente da Associação, Marcelo do Nascimento, que apresenta o palco erguido ao ar livre, conversa e explica sobre a fundação AACSP e comenta sobre o processo de elaboração e de desenvolvimento do “Paixão e Morte de um Homem Livre”.

Em seguida, a diretora do espetáculo, Rejane Habitzreuter Schlindwein, apresenta um viés mais didático, comparando as matérias estudadas em sala de aula com o trabalho realizado numa apresentação teatral. “Instigo e faço as comparações. Explico a importância da escrita, da língua portuguesa para a criação dos textos; a importância da história, como disciplina, para contar sobre um determinado assunto, no caso a história de Jesus; da matemática, empregada na montagem do cenário e do palco; e sobre a importância da reciclagem, que está empregada em toda a cenografia. Eu comento, também, quem são as pessoas que se voluntariaram para participar do espetáculo e que muitos, como eu, participam desde pequenos. Sobre o quanto é lindo você se doar em prol de algo maior”, expressou.

Ainda, segundo a diretora, as crianças são muito curiosas, atentas, prestam atenção nas explicações, questionam e demonstram interesse em saber mais sobre tudo. “Todos querem saber como Jesus é colocado na cruz e o que fazemos depois com as madeiras utilizadas no cenário e no palco. Está sendo uma experiência incrível”.
Rejane aproveitou para convidar todas as crianças a prestigiarem o espetáculo nos dias 14 e 15 de abril, e fez um convite para participarem, daqui a dois anos, da próxima edição, como atores voluntários.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.