Escola Vadislau Schmitt realiza mês do folclore brasileiro


Saci-Pererê, o Curupira, a Sereia Iara e o Boitatá são alguns dos personagens que compõem o folclore do Brasil. E durante o mês de agosto, todas as turmas da escola Vadislau Schmitt puderam conhecer e se encantar com essas lendas por meio de diversas atividades expositivas e interativas.

Para a aluna do pré 3 B, Marina Ferreira Evangelista, a lenda mais legal de conhecer foi a do Saci-Pererê. Ela se empolga ao contar a técnica que aprendeu para capturá-lo.

“Quando você ver um redemoinho, você tem que jogar uma peneira no redemoinho depois tirar a touca dele e colocar ele dentro de uma garrafa. Aí fecha com uma tampa de cruz e ele não consegue escapar.”

Publicidade

A diretora Tânia Schaefer comenta que os alunos puderam compreender o folclore como fonte de cultura e tradição de um povo, além de estudar como as tradições populares são repassadas entre as gerações.

“O objetivo deste projeto foi possibilitar para as crianças o conhecimento das lendas, mitos, provérbios, cantigas, artesanato, brinquedos, brincadeiras, trava-línguas, símbolos, festas, comidas típicas, danças, entre outros. Assim, como estimular o gosto pela cultura popular, valorizando a diversidade das regiões brasileiras.”

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.