Escola de Indaial entre as 30 melhores de SC com nota no Ideb


A EBM Encano Central, de Indaial, está entre as 30 melhores escolas de Santa Catarina com nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira) 2021, categoria Anos Iniciais. A instituição de ensino ocupa o 27º lugar com a nota 7,6. Os resultados foram divulgados em setembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Ideb é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas do País. Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

As notas obtidas pela rede municipal de ensino de Indaial também superam a média nacional. Enquanto a nota do Ideb nacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é de 5,8, a de Indaial é 6,3. Já nos Anos Finais, a média nacional é 5,1 e a de Indaial, 5,5.

Publicidade

A Secretaria Municipal de Educação avalia como positivo o resultado do Ideb, considerando o cenário pandêmico, vivenciado a partir de 2020. “No período pandêmico, durante as aulas online, houve acompanhamento da SED, a qual buscou ativamente os estudantes alheios ao processo. A formação continuada online para os professores e o engajamento de todos os profissionais que não mediram esforços com atividades diferenciadas para os alunos terem acesso às atividades e conseguirem aprender também foram fundamentais”, destaca o secretário de Educação, Márcio Moisés Selhorst.

A partir do retorno das atividades presenciais, ainda em 2021, novos projetos e investimentos foram colocados em prática pela SED como a implementação do Promais (Projeto Educacional com Metodologias e Atividades Inovadoras e Significativas) para a recuperação das aprendizagens e o sistema de avaliação diagnóstica da rede municipal para os estudantes do 1º ao 9º ano, com foco nas habilidades de leitura, escrita, compreensão de texto, alfabetização, raciocínio lógico, cálculo e resolução de problemas, a qual ocorre semestralmente.

“A Secretaria ainda realizou alto investimento nas tecnologias em todas as escolas com internet de qualidade, salas informatizadas, aquisição de telas interativas e projeto Google for Education como projeto-piloto”, enumera Selhorst.

Quanto à EBM Encano Central, o diferencial é o projeto do período integral na escola com atividades diferenciadas no contraturno em que as crianças são protagonistas do seu processo de aprendizagem. “No espaço são desenvolvidas ações complementares voltadas para a sustentabilidade, o contato com a natureza, os animais, as atividades de marcenaria. Em assembleia os estudantes decidem junto aos profissionais as atividades realizadas no projeto e existe a efetiva participação das famílias nas ações. A educação em tempo integral é um projeto da SED, que tem como projeção a ampliação gradativa na rede municipal”, explica o secretário.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.