Aproxima-se o dia em que nos encontraremos com as urnas para exercitar o dever do voto. Vamos eleger nossos representantes para o cargo maior da república, senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais.
É o momento de exercer sua escolha, de fazer valer sua opinião. Você está preparado para este ato cívico que influenciará em seu futuro e de seus filhos? Como será seu processo de escolha? Lembre-se que esta decisão é só sua!
Vamos começar nossa análise pelos partidos políticos. Qual deles o representa? Qual deles divulga e torna conhecido seu programa de governo, sua filosofia norteadora? Qual deles cumpre o que está previsto em seu programa de governo? Temos, hoje no país, uma infinidade de partidos políticos criados para atender interesses pessoais, classistas, entre outras qualificações. São partidos que visam apenas atender as necessidades de seus donos. São partidos que fragilizam a democracia. Não vale perder tempo com os partidos que nada têm a dizer ou a fazer. Outros, estão há décadas no poder e são incapazes de reciclar-se, de entender as mudanças que estão ocorrendo no mundo e que vão nos afetar fortemente. Partidos que atuam em nome da governabilidade, que poderíamos traduzir por interesses partidários abjetos. A ideologia perdeu-se ao longo do tempo ou, quando criados, sequer ideologia possuíam?
E, os candidatos? Estão mostrando-se nos meios de comunicação, em intermináveis horários eleitorais gratuitos, suas qualificações, suas origens, os serviços já prestados. Alguns com roupas esquisitas, outros com frases desconexas, sem sentido, outros defendendo temas hilários. Será que é pelo ridículo do que vemos que escolhemos, quase sempre, os mesmos candidatos? Será por isso que quando renovamos os eleitos, quase sempre, o fazemos de maneira errada? É seu futuro, nosso futuro que está em jogo. A escolha é sua!
Além de pedir para que sua escolha seja inteligente e pensada vou fazer outro pedido. Evite fazer o “voto salada”. O que é o “voto salada”? É aquele em que, votamos para presidente em candidato de um partido e, para senador e deputado federal votamos em candidatos da oposição. Isto significa criarmos as condições para que o governo eleito trabalhe para conseguir a governabilidade. Doação de cargos, compra de apoios, criação de partidos sem expressão nascem a partir do seu voto inconsciente. Ajude a construir uma democracia melhor. Vote consciente!
Comentários
Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.