Em respeito às vítimas e as famílias envolvidas no ataque brutal na creche Cantinho do Bom Pastor na Rua dos Caçadores no bairro Velha em Blumenau, o Olhar do Vale não irá divulgar nome, imagem ou qualquer informação sobre o autor do crime.
A divulgação pode causar o chamado “efeito contágio” termo baseado em pesquisas, que apontam estímulo a casos semelhantes. Além disso, a divulgação traz a fama e é vista por especialistas como um troféu em grupos de ódio na internet.
No último dia 27 de março outro ataque aconteceu no estado de São Paulo e segundo a Polícia, em depoimento à Justiça prestado pelo autor do atentado, o menor disse que se baseou em exemplos que viu na mídia.
Um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), indica que cresceu no último ano a frequência de ataques praticados por estudantes e ex-estudantes em escolas. O estudo, que ainda está em andamento, chamado de “Ataques de violência extrema em escolas no Brasil”, aponta que desde 2002 foram registrados 22 ataques cometidos por estudantes e ex-estudantes em 23 escolas, sendo que nove deles ocorreram em menos de um ano, do segundo semestre de 2022 até agora.
O estudo está sendo coordenado por Telma Vinha, que é professora da Faculdade de Educação e Coordenadora do grupo “Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública”, do IdEA, da Unicamp, e pela advogada Cleo Garcia, especialista em Justiça Restaurativa e mestranda da Faculdade de Educação da Unicamp. As duas são integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) da Unesp e Unicamp.- Publicidade –
“Muitos deles se inspiram em outros ataques cometidos, dentro e fora do Brasil, e costumam anunciar antes em fóruns, grupos ou nas próprias redes sociais a intenção de cometer o atentado”, afirma Cleo Garcia.
O Olhar do Vale se solidariza com famílias das vítimas desta tragédia ocorrida na nossa região.