A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina emitiu uma nota e enviou aos municípios recomendando a volta do uso de máscaras em ambientes abertos no estado para evitar a transmissão da variante ômicrom.
O documento foi emitido nesta sexta-feira (22) diante do aumento expressivo de casos.
As não utilização das máscaras em ambientes abertos havia sido autorizada pelo governo do estado através de um decreto no dia 24 de novembro.
A Secretaria de Estado da Saúde informou por nota que a recomendação da Dive “não altera legislações que estejam vigentes”.
De acordo com o documento da DIVE, as pessoas devem utilizar máscaras de melhor qualidade, se possível PFF2 ou cirúrgicas com mais de duas camadas ou tecido 100% algodão nas ruas e outros ambientes abertos, retirando apenas para alimentação.
As projeções realizadas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) estimam uma tendência de crescimento vertiginoso na detecção de casos de Covid-19 para os próximos 10 dias, na ordem de 80 mil casos novos, conforme Boletim Epidemiológico divulgado no último dia 17 de janeiro;
Confira o documento abaixo: