Dia D de combate à dengue mobilizou centenas de pessoas em Balneário Camboriú

prefeitura balneário Camboriú
Foto: Beatriz Nunes

O Dia D de Mobilização Contra a Dengue, organizado pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, reuniu centenas de pessoas na Praça Higino Pio, no Centro. O local serviu como ponto de encontro para distruibuição de camisetas e panfletos aos participantes, que fazem parte da Administração Municipal e de entidades civis não-governamentais.

“Esse dia significa uma chance de levarmos essa causa para a sociedade de Balneário Camboriú. Os números começam a cair depois do nosso chamamento, depois das nossas medidas. Mas nenhuma medida é mais forte do que uma sociedade com a mesma voz”, disse o prefeito Fabrício Oliveira.

O Dia D iniciou com a aplicação de fumacê do Bairro Municípios. Após, equipes se dividiram em vários pontos estratégicos da cidade para distribuir material informativo sobre a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Entre os locais, a Praça do Pescador, Passarela da Barra, Barra Sul, Pontal Norte, rodoviária e as principais avenidas. 

Publicidade

“Os nossos esforços recentes: aumento da equipe de combate à dengue em parceria com os Fiscais de Posturas, abertura do Centro de Referência Municipal de Atendimento à Dengue, aquisição de mais de 10 mil testes rápidos, campanha de conscientização nas mídias em parceria com a Comunicação, o encontro com a sociedade civil organizada no dia 4 de maio, em que apresentamos a situação da dengue na cidade e pedimos apoio; tudo isso nos trouxe aqui hoje. E, finalmente, podemos dizer que o gráfico de casos positivos por semana no município caiu. Um pequeno passo, mas um grande resultado de tudo que viemos construindo até aqui”, explicou o secretário de Saúde, Omar Tomalih.


Saiba como proceder em caso de sintomas:


Caso apresente dois ou mais sintomas como: cefaleia, dor no corpo e atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, febre alta e cansaço, procure atendimento imediatamente. Balneário Camboriú possui três unidades 24h de portas abertas à população que precise de atendimento urgente: PA da Barra (Rua Jardim da Saudade, nº 1500 – Bairro da Barra), UPA Nações (Rua Israel, nº 205 – Bairro das Nações) e Pronto Socorro do Hospital Ruth Cardoso (Rua Angelina, s/n – Bairros dos Municípios).

Aqueles que residirem na cidade e possuírem cadastro atualizado em Balneário Camboriú podem procurar atendimento no Centro de Referência de Atendimento à Dengue (Avenida Palestina, nº 150 – Nações) ou na Unidade Básica de Saúde mais próxima. Lá, passarão por triagem que definirá o nível de urgência para atendimento.

Após a triagem, há o atendimento clínico. Nele, o paciente é avaliado por um médico, que poderá prescrever o exame de sangue para definir se está com dengue. 

Em caso positivo para a doença, remédios para alívio de sintomas são prescritos, além de hidratação e repouso. Em caso de piora no quadro, o recomendado é retornar à unidade.

Para fazer a denúncia de locais com suspeita de foco do mosquito, o morador deve entrar em contato com a Ouvidoria Municipal por meio dos números: (47) 3267-7024 e (47) 9 9982-1979 (WhatsApp) ou no 0800 644 3388.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.