Desfile do Natal Mágico acontece neste final de semana em Guabiruba

Foto: Divulgação

O Desfile Alegórico do Natal Mágico em Guabiruba acontece neste primeiro final de semana de dezembro, e reúne sociedades, grupos folclóricos, associações culturais e até mesmo empresas do setor privado que buscam levar o encanto e a magia do natal para a rua central da cidade.

Este ano, o desfile acontece no Sábado, dia 2 de dezembro, com o protocolo iniciando às 19h. O trajeto acontece na rua Brusque, iniciando em frente à Escola de Educação Básica Professor João Boos, tendo seu meio em frente à Prefeitura de Guabiruba e finalizando antes do Supermercado Carol. O evento é gratuito e aberto ao público.

“É um evento muito especial, preparado para cada um que venha prestigiar este momento mágico, que é o Natal em Guabiruba” diz o Prefeito Valmir Zirke. “Traga sua família e aproveite este evento imperdível no final de semana” completou o vice, Cledson Kormann.

Publicidade

EXPECTATIVA DE PÚBLICO
“É com alegria que esperamos o grande público para prestigiar os 24 grupos que se inscreveram para o Desfile do Natal Mágico 2023” comenta Jenifer Schlindwein, Superintendente da Fundação Cultural. A quantidade surpreende, alcançando o recorde de anos anteriores à pandemia da COVID-19.

A projeção é de que cada vez mais surja o interesse em participar do desfile a cada ano. “É um dos momentos mais aguardados pelos visitantes e moradores de Guabiruba, oportunidade imperdível para conhecer de perto porque Guabiruba é a Terra do Pelznickel!”, completa Jenifer. A expectativa é de que tenham mais espectadores em relação ao ano passado, que também surpreendeu a organização do evento.

MEDIDAS DE ACESSIBILIDADE
Uma das novidades desta edição são os recursos de acessibilidade. Ao lado da locução do evento, uma intérprete de LIBRAS estará traduzindo o evento, de modo a garantir que mais cidadãos possam vivenciar essa experiência de encanto natalino.

A Superintendente afirma que tais medidas “promovem um momento único de muita alegria e representação das lendas e tradições de natal em Guabiruba” e enfatiza que será “um evento encantador, repleto de luzes, música e a magia da época mais especial do ano.

Em caso de condições climáticas desfavoráveis para a atividade ao ar livre, o desfile pode ser cancelado horas antes de seu início previsto, por meio de comunicado oficial da Prefeitura de Guabiruba. Todavia, o Festival Delícias de Natal segue com a programação normal, inclusive o espetáculo da Banda Musical da Polícia Militar de Santa Catarina.

ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO
A montagem do evento Delícias de Natal se iniciou na quarta-feira, 29, ao lado da Prefeitura de Guabiruba. Para tanto, a Coordenadoria de Trânsito de Guabiruba – GBTRAN informa que o acesso ao centro pela Rua Selma Debatin estará interrompido de 29/11 a 04/12.

Já no sábado, dia do Desfile, o trecho da rua Brusque que compreende do semáforo até o Supermercado Carol estará interditado a partir das 17h30. Aos moradores, o acesso local pode se dar pelas ruas José Julio Schumacher em mão dupla, a Rua Francisco Debatin e Rua 10 de Junho, que permitirá acesso aos Supermercados em mão dupla. Estas alterações permanecerão até as 23h do sábado.

A GBTRAN pede atenção aos condutores e cautela no trânsito neste período, que movimenta o cenário turístico, cultural e econômico em nosso município.

FESTIVAL DELÍCIAS DE NATAL
O Festival Delícias de Natal reúne diversas atrações musicais, feira de artesanato local e food trucks. O evento pretende fortalecer o turismo e promover a cultura regional em um ambiente cercado do espírito natalino, inspirados nos Mercados de Natal europeus.

A secretária de Turismo, Letícia Morgana Fischer, ressalta a diversidade de atrações no evento, onde “teremos desde diversos food trucks, atrações musicais e em especial o artesanato de Guabiruba”, e convida a todos para prestigiar o Festival.

O evento se inicia na sexta-feira, dia 1, a partir das 17h, abrindo a feira de artesanato, food trucks e com animação em voz e violão de Rodrigo Kormann. Logo em seguida, às 20h, show com Airon Santos e banda. O evento se estende até as 22h na sexta-feira.

Sábado, dia 2, o evento abre a feira de artesanato e food trucks a partir das 11h, e ao meio dia a animação fica por conta de Rívia e sua banda. A criançada se alegrará às 15h com os palhaços Tutúlio e Titubio, com muitas brincadeiras.

O Desfile alegórico acontece a partir das 19h na Rua Brusque, com início do protocolo oficial. Após este, a Banda Musical da Polícia Militar de Santa Catarina se apresenta no palco principal a partir das 21h, para encerrar a noite com grande estilo.

No domingo, dia 3, o evento acontece das 11h às 18h, com apresentações de Ribeiro e Ricardo ao meio-dia, e show com a banda Lidera às 15h, fechando o Festival com muito bom som. O Festival é gratuito e aberto ao público.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO NATAL MÁGICO DE GUABIRUBA

DIAS 01, 02 E 03/12 – FESTIVAL DELÍCIAS DE NATAL E DESFILE ALEGÓRICO*
Com feira de artesanato, gastronomia e música ao vivo, ao lado da Prefeitura de Guabiruba.
Evento gratuito e aberto ao público.

06/12 – DESFILE TRADICIONAL – DIA DE SÃO NICOLAU
A partir das 19h, pelas ruas de Guabiruba.

DEZEMBRO – PELZNICKELPLATZ – CASA DO PELZNICKEL
Rua Nicolau Schaefer, 647, bairro Imigrantes.
Dias 8, 9, 15 e 16/12 – das 19h às 23h (sextas e sábados).
Dias 10 e 17/12- das 17h às 21h (domingos).
Ingressos no local – Para mais informações, acesse o instagram @pelznickel

12/12 – ENCANTOS NATALINOS
Concerto com a Orquestra Municipal de Guabiruba e convidados. Às 19h, na Santa Missa da Igreja Matriz N. S. Perpétuo Socorro (Centro).

23/12 – DESFILE TRADICIONAL – PRESÉPIO VIVO
A partir das 20h, pelas ruas de Guabiruba, com trajeto previsto para a Rua Guabiruba Sul (capela S. João) sentido Imigrante até a rotula do Maibaum, partindo em sentido ao Centro, 10 de junho e contorno na rotula Pomerânia-Aymoré para retornar a Guabiruba Sul via 10 de Junho (Rua Alois Erthal)

24/12 – DESFILE TRADICIONAL – PELZNICKEL
A partir das 14h, partindo da Pelznickelplatz e passando pelas ruas dos bairros Imigrante e São Pedro. Mais informações podem ser obtidas no instagam @pelznickel.


Eventos sinalizados com asterisco* são organizados pela Prefeitura de Guabiruba por meio da Fundação Cultural e Secretaria de Turismo.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.