O nível do rio Itajaí-Mirim passou de 5 metros na manhã desta sexta-feira (17) e a Defesa Civil de Brusque orienta os moradores das áreas próximas ao rio a ficarem atentos aos avisos oficiais e preparados para possíveis evacuações em caso de emergência. As famílias devem organizar pertences essenciais e buscar locais seguros ao primeiro sinal de elevação crítica do nível do rio.
De acordo com a última medição das 07h35, o Rio Itajaí-Mirim, em Brusque, registra um nível de 5,05 metros. O pico foi às 07h20 com 5,08 metros. Esse volume se deve a chegada do volume de água de Guabiruba.
Embora a estação de monitoramento em Guabiruba esteja em operação há pouco tempo, dificultando projeções precisas, a Defesa Civil mantém equipes mobilizadas e em alerta para acompanhar a evolução do nível do rio e informar a população sobre qualquer mudança no cenário.
Para emergências ou sinais de perigo, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros, no 193.
Trânsito
A equipe de sinalização da Secretaria de Trânsito está trabalhando para a interdição da margem direita da Beira-Rio no trecho entre a Ponte Estaiada e a Ponte do Trabalhador. Além disso, a Guarda de Trânsito seguirá para locais específicos para minimizar o tráfego.