Defesa Civil confirma ocorrência de tornado com ventos de 130km/h no Médio Vale do Itajaí

Foto: Defesa Civil SC

De acordo com a nota técnica elaborada pela Diretoria de Gestão de Risco, entre a tarde e noite de quarta-feira, as perturbações em médios níveis, a passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil, aliadas ao calor sazonal e a disponibilidade de umidade foram responsáveis pelo desenvolvimento de tempestades.

“Esta condição atmosférica favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas (raios), rajadas de vento e nas regiões do centro leste catarinense e o destaque para a ocorrência de um tornado no Médio Vale do Itajaí”, consta no documento.

O relatório também aponta que a precipitação chegou aos 66 mm em Guabiruba, 60mm em Brusque e 38mm em Timbó.

Publicidade

De acordo com a Defesa Civil, as imagens do radar meteorológico de Lontras, na mesma região, mostraram núcleos de temporais e células tornádicas às 16h57 nas proximidades de Timbó. “Nesta região, observa-se uma super célula sobre o município, com características de tempestade severa”.

Foto: Defesa Civil SC
Foto: Suelen Eskelsen | SCC SBT

O relatório completo da DCSC pode ser acessado aqui.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.