Nesta terça-feira (11), Santa Catarina enfrenta instabilidades atmosféricas que provocam temporais isolados em várias regiões do estado, incluindo o Grande Oeste, os Planaltos, o Vale do Itajaí e o Norte catarinense. O risco é moderado para alagamentos, enxurradas pontuais e destelhamentos, especialmente devido à intensidade das chuvas que devem continuar ao longo do dia.
Com a aproximação das instabilidades, a previsão é de que a chuva se intensifique, se tornando persistente durante a noite de terça-feira e se estendendo até quinta-feira (13), atingindo com maior força a Grande Florianópolis, Litoral Sul, Litoral Norte e parte do Vale do Itajaí. Nessas áreas, o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos é considerado alto, com volumes de chuva que podem variar entre 100 mm e 150 mm, podendo superar os 200 mm em algumas localidades.

Esses temporais são causados por um sistema de baixa pressão combinado com a atuação da circulação marítima no litoral catarinense, o que mantém o tempo nublado e chuvoso, principalmente nas regiões litorâneas e parte do Vale do Itajaí.
A Defesa Civil de Santa Catarina alerta a população para os seguintes cuidados:
- Durante os temporais, busque abrigo em locais seguros e nunca atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
- Redobre a atenção em áreas de encostas, onde o risco de deslizamentos é maior.
- Fique atento à inclinação de árvores e postes, bem como a rachaduras em muros ou paredes, que podem indicar risco de desabamento.