Defesa Civil alerta para chuva persistente e volumosa entre a quinta (11) e a sexta-feira (12)


Ao longo da quinta-feira (11), o processo de formação de uma nova frente fria favorece o retorno da condição de chuva em todas as regiões do estado. A chuva começa pelas áreas de divisa com o Paraná entre a madrugada e o início da manhã de quinta e se espalha pelas demais regiões ao longo do dia. Nas áreas em laranja se concentram os maiores volumes previstos de precipitação, com acumulados médios de 50 à 80mm, que devem se concentrar principalmente entre meados da tarde de quinta (11) e madrugada de sexta-feira (12).

Nestas áreas, há risco alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas. Ainda durante a manhã, com o afastamento de forma gradativa do sistema, a chuva perde intensidade, ocorrendo de forma esparsa e fraca. Ao longo do dia, na sexta-feira (12), a chuva se concentra nas áreas do norte do estado (próximas ao Paraná).

Devido aos volumes previstos, associados aos níveis mais elevados e o solo encharcado, o risco é alto para inundações na região do Alto Vale do Itajaí, podendo atingir níveis de emergência em municípios como Ituporanga, Taió, Rio do Oeste Laurentino e Rio do Sul entre a noite de quinta-feira (11) e a madrugada de sexta-feira (12). Já nas regiões do Médio e Baixo Vale, e nas bacias hidrográficas da região do Planalto Sul, os rios devem se manter em níveis de atenção.

Publicidade

Assim, na noite desta quarta-feira (10) serão, novamente, fechadas as comportas das barragens de contenção de cheias do Alto Vale do Itajaí.

Recomendações para a população:

Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos. Fique atento também aos sinais de deslizamentos, como rachaduras em paredes e muros, além de inclinação de árvores e postes. 

Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.