A Crítica Construtiva


 

“… Não devemos servir de exemplo a ninguém. Mas podemos servir de lição.” (Mário de Andrade)

 

Publicidade

 

Gostaria de aproveitar o espaço desse conceituado site para falar da crítica construtiva, ou seja, demonstrar a sua necessidade para melhor orientar nossas condutas, procedimentos e ações, seja em qualquer área de atuação, profissional ou mesmo pessoal. Mas, falando especificamente no serviço policial militar a crítica é muito importante quando realizada com justiça, equilíbrio e parcimônia, na intenção apenas de melhorar nossos procedimentos técnicos e, não com o intuito de prejudicar ou tentar retirar a autoridade do policial por questões pessoais, mesquinhas ou vingativas.

A crítica pode ser entendida como toda a observação específica referente a um determinado comportamento, que encoraja uma pessoa a melhorá-lo, reforçá-lo ou desenvolvê-lo. A crítica pode ser positiva ou negativa. A positiva reforça o comportamento;  a negativa visa corrigir ou melhorar o comportamento ou desempenho de baixa qualidade ou insatisfatório. Ambas devem ser construtivas.

Particularmente, acredito que a crítica é a melhor análise para contextualizar e enquadrar nossas ações diárias, ás vezes, claro que dói ser alvo de críticas, mas, quando bem elaboradas e com responsabilidade na tentativa de aprimorar os serviços da Instituição, ela nos serve muito.  Com certeza é muito melhor uma crítica bem feita do que um elogio hipócrita, que não leva a nada e comete o grande pecado de disfarçar problemas ás vezes de natureza grave.

Outro fator fundamental da crítica é como, onde e quando aplicá-la. Não adianta fazer uma crítica apenas para “ver o circo pegar fogo” ou para servir de sensacionalismo barato, sem qualquer foco no profissionalismo e legalidade, apenas com o objetivo de, na pressão social e na mídia, focar exceções de comportamentos para prejudicar a totalidade dos policiais militares e da Instituição Policial Militar.

A missão da Polícia Militar na manutenção da ordem pública em certas situações se faz necessário utilizar medidas nem sempre mais simpáticas para uns ou de interesses pessoais para outros; fiscalizar, reprimir ou restringir direitos individuais para o bem estar da coletividade traz a tona divergências de opiniões e de atitudes que alimentam críticas negativas a nossa atuação.

Portanto, amigos leitores, as críticas, as reclamações, as sugestões e solicitações, com certeza aprimoram o nosso serviço para melhor atender a comunidade de Brusque e região. Também é muito importante um bom elogio em reconhecimento as coisas boas realizadas diariamente na difícil arte de servir a comunidade, mesmo com o risco da própria vida! Obrigado e todos e uma boa semana.

 

Envie seu comentário para [email protected]

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.