Covid-19: Mulher contamina 15 pessoas em festa de Dia das Mães, diz secretário

Saúde Brusque

O secretário de saúde de Brusque, Humberto Martins Fornari em entrevista ao Olhar do Vale nesta segunda (8) relatou que uma mulher, contaminou pelo menos quinze pessoas com a Covid-19, o novo coronavírus em uma confraternização de Dia das Mães, no mês de maio.

Segundo o secretário, a equipe foi em busca do nexo causal de uma paciente que apresentou sintomas e testou positivo e descobriram que a mulher veio de outro estado, teve contato com pessoas dentro do ônibus e também na confraternização, tendo aproximadamente contato com trinta pessoas.

“Pelo menos moradores de três casas se reuniram no evento, que originou mais quinze casos positivos da doença”. afirma o secretário.

Publicidade

Após o conhecimento da secretária de saúde e vigilância epidemiológica sobre o transporte de ônibus clandestinos vindos de outros estados, estão sendo feitas abordagens. Os ônibus que tinham como destino Brusque, não param mais na cidade. Eles começaram a parar em Gaspar, a secretária foi atrás e coibiu, agora alguns ônibus param diretamente na BR-101. Mas a vigilância está indo atrás, afirma o secretário.

Alguns bairros estão tendo um número maior e um crescimento desproporcional de casos, como o bairro Paquetá.

“Nos próximos dias serão intensificados exames no bairro Paquetá, para que a gente identifique se são apenas esses vinte casos, ou se nós temos mais casos naquele bairro. E assim nós vamos fazer em todos os bairros que estejam aumentando de maneira desproporcional o número de casos ativos. É assim que nós estamos fazendo, identificando o contaminado e indo atrás das pessoas que mais provavelmente possam ter pego (a doença) através do contato com aquele contaminante.”

Segundo Dr. Humberto, a cada uma pessoa contaminada o vírus é passado para mais 1,7 pessoas, esse é o número de Brusque. ” O que nós pedimos, que ninguém faça aglomeração, que ninguém faça festas, no final de semana que passou, tivemos um grupo de 18 casais que foram fazer um piquenique em um hotel fazenda, aonde no retorno, Guabiruba que tinham poucos casos, duplicou o número. Nós tivemos que ir em busca de pessoas de Brusque, que participaram do evento, que estamos testando e aguardando o resultado, e assim por diante. Não é por acaso que a vigilância coloca as recomendações.

O médico ainda diz que se você for fazer uma festa de aniversário, uma comemoração, faça com pessoas que moram com você. Não é hora de se reunir.

Humberto diz que as aglomerações e eventos podem ser denunciados para os servidores da secretária de saúde, bem como em seu Facebook pessoal.

Na entrevista o secretário ainda criticou a postura do Governador Carlos Moisés, que participou de uma festa junina no último fim de semana. “É inadmissível.”

Confira a entrevista completa:

Entrevista com o Secretário da Saúde Humberto Fornari 08/06/20

Com a volta do transporte coletivo, vamos conversar sobre a visão da Secretaria de Saúde de Brusque em relação a pandemia da Covid -19

Publicado por Olhar do Vale em Segunda-feira, 8 de junho de 2020

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.