Conheça Afrânio; servidor do Samae apaixonado pelo cultivo de hortaliças


Com as janelas de tempo geradas entre as análises químicas e descargas de sistema, o operador da Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Santa Luzia, Afrânio Miguel dos Santos Junior, 50 anos, poderia muito bem ficar ocioso.

Porém, o profissional do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque decidiu reservar esses períodos para uma atividade ambientalmente sustentável. Entusiasta do cultivo de hortaliças, o agente de ETA aproveitou um espaço inutilizado do terreno para plantar tomates, rúculas e, até mesmo, berinjela.

“Eu sempre gostei de mexer com planta, e embora o espaço seja pequeno, eu tive a ideia, justamente, de utilizá-lo para uma produção também pequena, mais para ter como praticar esse hobby. O interessante é ver esses resultados, que têm sido muito bons”, explica Afrânio.

Publicidade

O técnico em Química, que trabalha desde 2014 na autarquia, conta que já teve uma plantação maior no local, e que agora está recomeçando o cultivo. “Na época eu plantei alface, cebolinha, repolho, couve, e tudo teve uma produção bem significativa. E um detalhe: tudo orgânico, nada de agrotóxicos para controle de pragas. Até hoje os adubos são todos oriundos de compostagem que tenho também”, salienta.

Afrânio é natural do Paraná e em 2014 ingressou no Samae, após prestar concurso público para Agente de ETA. Desde então, cumpre suas atividades laborais na ETA Santa Luzia, onde é um dos responsáveis pelo tratamento de água da região. “Já havia trabalhado uma vez com essa área, mas na parte de comércio, água mineral. Aí apareceu essa oportunidade aqui no Samae, achei interessante, pois é uma empresa sólida, e isso me atraiu”.

Conduta aprovada

O diretor-presidente do Samae Brusque, Luciano Camargo, não economiza elogios à atitude de Afrânio. “Esse é mais um exemplo de vários que temos aqui na autarquia, de servidores que vão além do que estão sendo pagos para fazer. É essa cultura organizacional que esperamos de todos os nossos profissionais”, finaliza.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.