Um conflito entre duas facções criminosas que começou na noite de sexta-feira (18) gerou o caos na grande Florianópolis e BR-101 neste sábado (19), com carros incendiados e uma pessoa morta.
Durante a madrugada um homem de 49 anos ser baleado durante esta madrugada na comunidade do Papaquara, a polícia trabalha com a hipótese de uma tentativa de homicídio envolvendo facções rivais.
Já durante a manhã de sábado a PM recebeu a informação que o PGC (Primeiro Grupo Catarinense) queria tomar a região do Papaquara dos integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) e foi até o local. Lá houve confronto e uma pessoa acabou morrendo e outros seis do PGC foram presos.
Após isso uma onda de atentados começou ocorrer por toda a região da Grande Florianópolis. Veículos foram incendiados em vários pontos da BR-101, de Palhoça, São José e da Capital.
Segundo a Arteris Litoral Sul há trânsito de 20km na BR-10. No km 161 da BR-101/SC, em Tijucas, sentido Porto Alegre a faixa esquerda permanece bloqueada, para remoção de veículos incendiados e limpeza da via. Apenas a faixa direita está liberada para tráfego no local da ocorrência;
A Secretaria de Segurança Pública de SC se manifestou por nota:
A Secretaria de Estado da Segurança Pública informa que as forças de segurança estão integralmente mobilizadas para atuar nas ocorrências que têm sido registradas na Grande Florianópolis em decorrência da ação de um grupo criminoso.
O policiamento foi reforçado nas áreas de maior risco, com equipes das Polícias Militar e Civil, além do apoio do Corpo de Bombeiros Militar, atuando de forma integrada nos incêndios registrados em alguns pontos da Grande Florianópolis na via pública.
Desde o início dos incidentes, diversas operações foram desencadeadas para conter os atos criminosos, resultando em prisões. O governo do Estado reitera o compromisso com a ordem pública e a segurança dos cidadãos, e seguirá empregando todos os recursos necessários para restabelecer a tranquilidade na região.
A Polícia Civil de Santa Catarina ativou o gabinete de crise formado pela Diretoria de Inteligência, Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis, além da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), Coordenadoria de Operações com Cães (COPC), Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e Delegacias de Combate ao Crime Organizado.
O governador Jorginho Mello também se manifestou, em vídeo disse que “Queria tranquilizar a população de Floripa e de Santa Catarina. A nossa força de segurança é uma das melhores do país. Nós não damos moleza para bandido e nem para criminoso. A gente sempre combateu facções criminosas e vamos continuar combatendo. Teve um embate hoje na capital, um veio a óbito e tem mais sete presos e tem dois foragidos. Colocaram fogo para intimidar. Enfim, aqui em Santa Catarina, bandido não tem moleza. Nós não vamos permitir nenhum tipo de excesso. Aqui tem disciplina. Santa Catarina merece respeito e tem o nosso respeito”, declarou.