Confirmada primeira morte por gripe A em 2017 na cidade

 

​A Vigilância Epidemiológica confirmou a primeira morte devido a Influenza A, subtipo H3N2, em Brusque. Trata-se de um homem, de 29 anos, que estava internado no Hospital Azambuja. Até o momento foram registrados dez casos suspeitos da doença, sendo que cinco foram descartados, dois ainda aguardam confirmação e três deram positivo. As outras duas pessoas diagnosticadas com Influenza A já se recuperaram e tiveram alta.

A Campanha de Vacinação contra Influenza A encerra nesta sexta-feira (9), porém a imunização será realizada até terminarem os estoques. O Ministério da Saúde ampliou a vacinação para toda a população, portanto, qualquer pessoa pode ir até uma Unidade Básica de Saúde com sala de vacina e receber a dose. As salas de vacina funcionam das 8h às 12h e das 13h às 16h30. É necessário ter em mãos um documento de identificação, o cartão do SUS e a caderneta de vacinação.

Até o momento foram vacinados 70,37% do grupo prioritário da campanha. Os idosos foram os que mais aderiram à vacina, com 80%, seguidos pelas gestantes, com 73,13%. Já puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e crianças foram os grupos com menor adesão, com 51% e 58%, respectivamente.

Previna-se

Além da vacinação, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Natália Cabral Marchi, ressalta os cuidados que as pessoas devem ter para evitar o contágio da doença. “O cuidado principal é lavar sempre as mãos, além disso, deve-se evitar lugares fechados e com aglomeração, usar álcool gel e cobrir a boca ao tossir ou espirrar”.

Comentários