Brusque – Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 5 de julho, o plenário da Câmara Municipal de Brusque aprovou projetos de lei, requerimentos, pedidos de informações e uma moção na Ordem do Dia. Acompanhe a seguir todas as proposições aprovadas.
Projetos de lei
– Em discussão e votação única, Projeto de Lei Ordinária nº 32/2016, de origem legislativa, que “DENOMINA VIA PÚBLICA – RUA PORTO RICO”;
– Em discussão e votação única, Projeto de Lei Ordinária nº 39/2016, de origem legislativa, que “DENOMINA VIA PÚBLICA – RUA FRANCISCO SIEGEL”;
– Em primeira discussão e votação, Projeto de Lei Ordinária nº 33/2016, de origem legislativa, que “ALTERA O ARTIGO 1º DA LEI Nº 3.915, DE 30 DE SETEMBRO DE 2015, QUE DENOMINA A VIA PÚBLICA RUA ORQUÍDEAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.
Requerimentos
Nº 85/2016 – Considerando a importância do setor imobiliário na economia brusquense; Considerando que se estima que aproximadamente mais de mil pessoas dependam do emprego e da renda gerada pelos serviços da construção civil e pela comercialização de seus insumos; Considerando que existem mais de sete mil famílias cadastradas na Secretaria de Assistência Social e Habitação ansiando pelo apoio do Poder Público para a aquisição um imóvel próprio; Considerando o desejo em atender ao pleito de diversos representante e empresários do setor da construção civil que costumeiramente procuram este Vereador para reivindicar o apoio do Poder Legislativo Municipal; Considerando que a comercialização dos empreendimentos imobiliários, na maioria das vezes, necessita da participação de agentes fomentadores da economia e que a Caixa Econômica Federal é um dos agentes do Poder Público criado para esta finalidade; O Vereador abaixo subscrito, com amparo regimental, requer a Vossa Excelência, após ouvido o plenário, a realização de uma reunião da Comissão de Serviços Públicos com a presença da Caixa Econômica Federal e de Representantes dos Setores da Construção Civil para tratar das políticas públicas de incentivo a esta atividade na região.
Nº 86/2016 – (…) Requer a Vossa Excelência, após ouvido o Plenário, a concessão da COMENDA DO MÉRITO ARTÍSTICO ao Senhor SERGIO WESTRUPP, profissional de meritório destaque e popularidade na arte musical, estudioso e propagador da musicalidade em suas mais de duas décadas de atuação. Graduado em Licenciatura em Música pela Fundação Universidade Regional de Blumenau e Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina, atualmente exerce as funções de professor de teclado/piano, teoria e percepção musical, é regente de grupo vocal da Escola de Música Caleidoscopio, coordenador, professor e regente da Escola de Música do Centro Empresarial Social e Cultural de Brusque, professor da Universidade do Vale do Itajaí, professor da Fundação Universidade Regional de Blumenau e regente do coro do Centro Universitário de Brusque. Seu trabalho destaca-se no cenário musical do Município e região pela sua ampla área de atuação como regente de coros, grupos vocais, grupos instrumentais e orquestra, pedagogo, coordenador de projetos musicais variados, professor, arranjador e produtor de CDs de grupos por ele coordenados, além de diversas parcerias com outras artes, como o teatro e a dança. Sua influência nas discussões sobre políticas públicas no município de Brusque o levou ao cargo de dirigente da Câmara temática de música e de conselheiro municipal de cultura, atuando inclusive como vice-presidente do referido conselho. A amostra de seu histórico profissional e artístico, o faz merecedor do destaque e da referência do legislativo brusquense como reconhecimento às suas atividades.
Nº 87/2016 – (…) Requer a Vossa Excelência, após ouvido o Plenário, a concessão da COMENDA DO MÉRITO ARTÍSTICO à Senhora MARILSA FLORIANI BAUMGARTNER, artesã, empreendedora e professora popularmente conhecida como LILA. Brusquense, nascida em 8 de fevereiro de 1954, casou-se com Valdir Baumgartner. Em 2007, iniciou os trabalhos em Patchwork, em março de 2011, com 2 máquinas velhas e 3 amigas corajosas, começou a ministrar aulas em sua casa e em janeiro de 2013 foi convidada a expandir seus ensinamentos à Itapema/SC. Em 2015, no Festival Internacional de Patchwork, em Gramado/RS, com uma peça batizada de ”Lila Rosa” obteve o êxito da 4ª colocação. O carinho aplicado em seus trabalhos e em seus ensinamentos demonstra que o Patchwork não é somente um artesanato, mas uma arte cuja excelência atingida a faz merecedora do destaque e da referência do legislativo brusquense como reconhecimento às suas atividades.
Nº 88/2016 – O Vereador abaixo subscrito, com amparo regimental, requer a Vossa Excelência, após ouvido o Plenário, a entrega de Comenda do Mérito Esportivo aos atletas e comissão técnica das seguintes equipes:
– Voleibol masculino do Colégio Cultura;
– Handebol masculino do Colégio Cônsul Carlos Renaux.
Os estudantes de 12 a 14 anos sagraram-se campeões da 33ª edição dos Jogos Escolares de Santa Catarina – JESC, em São Miguel do Oeste, no último domingo.
Convém registrar que essas equipes estão credenciadas a disputar o Campeonato Brasileiro Escolar, que acontecerá em João Pessoa, na Paraíba.
Nº 89/2016 – Prezados Vereadores; A Associação Artístico Cultural de Brusque (ASSAC), que completou 44 anos, ocupava há 17 anos um espaço na creche Hilda Eccel. Ocorre que no ano de 2013, estranhamente, a entidade e seus pianos, que levam arte, cultura e conhecimento a nossa comunidade foram praticamente despejados do espaço público que ocupavam.
Neste sentido, este Vereador quando assumiu a administração do Município de Brusque, por 14 meses, reformou integralmente a creche Hilda Eccel, inaugurando-a e reservando um espaço adequado para que a referida entidade pudesse desenvolver suas atividades tão importantes para a sociedade brusquense.
Contudo, diante da atual administração, a ASSAC está encontrando dificuldades para conseguir se mudar para o espaço que fora anteriormente reservado, o que certamente contraria os interesses da coletividade
Assim, este vereador requer seja oficiado o Poder Executivo Municipal para que permita a mudança da ASSAC para sua nova sede, a fim de que tenha o espaço adequado para desenvolver suas atividades lúdicas e seja reconhecida pela sua contribuição à sociedade.
Moção
Nº 78/2016 – O Vereador abaixo subscrito, com amparo regimental, requer a Vossa Excelência, após ouvido o Plenário, o envio de mensagem ao Senhor Ewaldo Ristow Filho, com as congratulações desta Casa à família associativa pela passagem de 150 anos de fundação do Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque, a ser comemorado no dia 14 do corrente mês.
Para marcar a data, o Clube de Tiro mais antigo e em atividade do País, realizará no dia 09 a celebração cívica e social, preservando os valores da germanidade legados pelas primeiras gerações dos imigrantes alemães.
Templo do lazer, da distração e dos valores teuto brasileiros, o Caça e Tiro Araújo Brusque representa um significativo agente da cultura brusquense.
Pedidos de informações
Nº 51/2016 – Considerando: que este Vereador apresentou em 12/05/2015, o Pedido de Informação nº 46/2015; Considerando: o envio de expediente nº 418/15 ao Poder Executivo em data de 13 de maio de 2015; Considerando: que até o momento esta Casa Legislativa não recebeu a devida resposta; Considerando: a mudança de governo no corrente mês; Considerando que é papel do Executivo Municipal garantir a segurança dos ciclistas através da viabilização de ciclovias e ciclofaixas; Considerando que a bicicleta é o veículo do presente e do futuro, por ser alternativa por conta da falta dos recursos como petróleo e outros combustíveis; Considerando que a bicicleta é uma alternativa salutar que engloba solução em vários sentidos: saúde, esporte, lazer, exercício, mobilidade urbana; Considerando o abaixo-assinado do Fórum da Bicicleta – Brusque, que pede mais ciclofaixas na cidade; Considerando o esforço do Fórum da Bicicleta e demais grupos que tanto lutam em favor do uso da bicicleta; Requer: – apresentação de cópia do Plano do Governo Municipal sobre ciclo-faixa e/ou Projetos relativos à área. Justificação: Para esclarecimentos à comunidade.
Nº 52/2016 – Considerando os vários imóveis privados que se encontram hoje inseridos no livro de inventário e catálogo do Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Urbanístico do município de Brusque; Considerando as várias reclamações recebidas nesta Casa, acerca do desconhecimento por parte da população, dos critérios adotados para a referida inclusão; O Vereador abaixo subscrito, com amparo Regimental, Requer a Vossa Excelência, após ouvido o Plenário, envio de expediente ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, solicitando as seguintes informações, munidas da respectiva documentação:
- a) Quais Leis são utilizadas como base para a inclusão dos imóveis privados no patrimônio histórico de Brusque?
- b) Existe alguma Lei que estabelece incentivos públicos para esses imóveis? Em caso positivo, encaminhar cópia da mesma com suas respectivas regulamentações.
- c) A origem do catálogo e do inventário deu-se por meio de atuação interna do Poder Executivo?
- d) Existe alguma lei específica que trata acerca de Tombamento?
- e) O Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Natural e Artístico Cultural está atuante? Em caso positivo, qual o poder deliberativo do mesmo?
- f) O livro de inventário e o catálogo foram publicados e devidamente disponibilizados para conhecimento da população? Em caso positivo, informar quais os meios de divulgação utilizados, e enviar cópia da publicação.
- g) Qual é a Secretaria responsável pelo patrimônio histórico?
- h) Enviar Cópia da Regulamentação da Lei 3.593/13, conforme art. 60 do respectivo Diploma Legal.
Justificação: Atendendo à cobrança da comunidade, no sentido de receberem informações concretas acerca do referido tema.
Nº 53/2016 – (…) Requer a Vossa Excelência, após ouvido o Plenário, envio de expediente ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, solicitando as seguintes Informações instruídas com documentação:
– Quais os valores repassados nos anos de 2015 e de 2016 (até o momento) ao Brusque Futebol Clube?
Justificação: Para fins de fiscalização.
Nº 54/2016 – (…) Requer a Vossa Excelência, após ouvido o Plenário, envio de expediente ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, solicitando as seguintes Informações referente ao Programa Bolsa Atleta, nos anos de 2015 e de 2016:
- a) Quais os valores que estão sendo pagos?
- b) Quem são os indivíduos beneficiados e suas respectivas modalidades esportivas?
Justificativa: Para fins de fiscalização.
Nº 55/2016 – (…) Requer a Vossa Excelência, após ouvido o Plenário, envio de expediente ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, solicitando a seguinte Informação:
– Quais os valores repassados para a Associação dos Torcedores e Colaboradores do Brusque Futebol Clube, nos anos de 2015 e de 2016? Favor instruir a resposta com toda a documentação legal da Associação no período referido.
Justificativa: Para fins de fiscalização.
Nº 56/2016 – O Vereador abaixo subscrito, com amparo regimental, requer a Vossa Excelência, após ouvido o Plenário, envio de expediente ao Senhor Prefeito Municipal, solicitando as seguintes informações instruídas com documentação:
– Cópia do contrato entre a Prefeitura Municipal de Brusque e a empresa que explorou o espaço comercial da Choperia Platz, na Praça Barão de Schneeburg.
Justificação: Para fins de conhecimento.
por Assessoria de Imprensa
Comentários
Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.