PUBLICIDADE

Como eram os trajes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em SC? Exposição mostra em detalhes

Mostra celebra com reprodução de vestes, os 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina

Quem passar pelo Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB), entre os dias 18 e 31 de agosto, é convidado a viajar no tempo e relembrar a chegada dos primeiros imigrantes italianos a Santa Catarina. Na mostra “Pelos Fios da História”, o público poderá conferir a fiel reprodução dos trajes dos imigrantes vindos das regiões de Trento, Vêneto, Veneza, Verona, Vicenza, Lombardia e do Piemonte, na Itália.

Desenvolvida pela UNIFEBE, a exposição é fruto de pesquisas e visitas a museus etnográficos na Itália, além da análise técnica de peças originais, do período de 1850 a 1900. Os trajes foram reproduzidos de acordo com as modelagens, os tecidos e os detalhes das vestimentas populares da época. Com entrada gratuita ao público, a mostra integra as comemorações do sesquicentenário da imigração italiana no estado.

“A mostra ‘Pelos Fios da História’ é uma exposição sensorial de resgate histórico. Cada elemento foi pensado para despertar a emoção do espectador. É um verdadeiro convite para voltar no tempo e relembrar as primeiras famílias que saíram dos portos da Itália rumo a Santa Catarina. Por meio da cultura do vestir queremos resgatar e valorizar a memória cultural desses imigrantes, que contribuíram para a formação social, étnica e econômica de todo o nosso estado”, revela a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

Como eram os trajes dos primeiros imigrantes italianos que chegaram em SC? Exposição mostra em detalhes

Serviço
O quê: Exposição Pelos Fios da História
Quando: De 18 a 31 de agosto
Onde: No 1.º piso do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque – CESCB. Rua Pedro Werner, 180, Jardim Maluche.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Mais recentes

PUBLICIDADE