Comitiva brusquense embarca para a Alemanha

Viagem técnica faz parte da parceria climática entre Brusque e o Distrito de Karlsruhe


Neste domingo (14) uma comitiva brusquense desembarca na Alemanha onde participa de extensa programação até segunda-feira (22), no Distrito de Karlsruhe, por conta da parceria climática.

Compõem a delegação, o prefeito de Brusque Jonas Paegle, a secretária de Educação Eliani Aparecida Busnardo Buemo, o secretário de Saúde Humberto Fornari e o superintendente da Fundema Cristiano Olinger. Do município, também participam da viagem técnica, a assistente social da Unimed Brusque Camile Rebeca Bruns e o professor de Engenharia Mecânica da Unifebe Rodrigo Blodorn.

Dos municípios vizinhos foram convidados, o prefeito de Guabiruba (SC) Matias Kohler, que embarca com três secretários e o prefeito de Pomerode (SC) Ércio Kriek com um secretário e um administrador.

Publicidade

Toda a viagem é custeada pela Global Engagement, agência do governo alemão criada para fomentar esse tipo de parceria com outros países, entre eles, o Brasil.

Kohler transmitiu o cargo para o vice Valmir Zirke. A transmissão de cargo ocorreu no gabinete do prefeito às 17h de sexta-feira. Zirke permanece no cargo até o dia 23 de julho.

Programação

Na segunda-feira (15), o grupo participa de uma visita guiada sobre Construção Sustentável e Desenvolvimento Urbano e da Feira Nacional de Horticultura Heilbronn 2019 – Exposição Jardim e Cidade. Na terça-feira (16), a comitiva participa de uma Conferência em Bad Schönborn e do Festival SDG, sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na conferência, haverá apresentação dos cases de Brusque “Escola Sementeira” pela secretária de Educação e “Academia de Saúde” pelo secretário de Saúde. Neste dia, o superintendente da Fundema também apresentará os detalhes da parceria entre Brusque e o Distrito de Karlsruhe.

Na quarta-feira (17), o ponto alto da programação é a Conferência em Bad Schönborn onde haverá Fóruns com Especialistas sobre os temas: Cidades e Comunidades Sustentáveis, Intercâmbio e Parceria. Já na quinta-feira (18), a delegação será dividida por área de interesse. Neste dia, estão previstas visitas ao parlamento, a uma escola e hospital, entre outras atividades.

Na sexta-feira (19), haverá evento sobre Mobilidade Urbana e reunião com o administrador distrital, dr. Christoph Schnaudigel, na sede da Administração Distrital. Neste dia, também haverá visitas em universidades.

No sábado (20), o grupo conhecerá a festa de rua de Karlsdorf-Neuthard e o Mosteiro Medieval de Maulbronn (patrimônio mundial) e participa de um passeio ciclístico. Na segunda-feira haverá um almoço oficial de despedida e a comitiva embarca para o Brasil.

A parceria e as ações

Dentro da parceria “50 Municípios pelo Clima”, Brusque atualmente está em fase de execução de três projetos: o de Estações Inteligentes e Luminárias Led, que está em fase de finalização. O projeto de Mobilidade Sustentável, que contou com workshops de alunos alemães que vieram a Brusque e também com a parceria da Unifebe, que possibilitou a ida de acadêmicos para a Alemanha.

“Eles estudam a parte de tráfego nas cidades. Elencando melhorias para o trânsito, tanto do Distrito, quanto de Brusque. Também está previsto o compartilhamento de bicicletas comuns e a questão do monitoramento do trânsito. Além disso, estão sendo instaladas câmeras no município para monitorar a quantidade de veículos que passam por determinados locais e possibilitar a melhoria da segurança”, explica o superintendente da Fundema, Cristiano Olinger.

Por último, é desenvolvido o projeto de Instalações Fotovoltaicas, que estão sendo adquiridas e vão ser instaladas dentro de 60 dias. “Essas instalações vão gerar energia para as bicicletas elétricas que foram adquiridas e o excedente será implementado na iluminação pública”, acrescenta Olinger.

Dentro desse projeto existe um estudo realizado por uma empresa alemã de todo o potencial energético dos telhados. Para que o cidadão de Brusque possa saber quanto poderá gerar de energia em seu telhado, por meio de um site que será disponibilizado.

“Temos um apreço enorme pela Alemanha e pelo Distrito de Karlsruhe. Agradecemos o convite e a oportunidade de participar de toda a programação preparada para a nossa chegada. Bem como, as oportunidades geradas para Brusque por meio da parceria”, conclui o prefeito Jonas Plaegle.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.