Comissão de Transportes promove reunião com Seplan e representantes de ciclistas de Blumenau

Foto: Denner Ovidio | Imprensa CMB

A Comissão de Transportes, Tecnologia, Informática, Obras Públicas, Urbanismo e Defesa Civil se reuniu na manhã desta quinta-feira (17) no Plenário para tratar sobre mobilidade urbana, em especial, para falar sobre os projetos e obras em andamento no município e a estrutura para a mobilidade, em relação à ciclovias, ciclofaixas e inclusão de pessoas que utilizam bicicletas e patinetes.  Estiveram presentes na reunião, além do presidente da Comissão, Bruno Cunha (Cidadania), do vice-presidente Carlos Wagner – Alemão (PSL) e do relator Marcelo Lanzarin (Podemos), também o secretário de Planejamento Urbano, Éder Boron, o diretor de Mobilidade Urbana da secretaria, Paulo Sérgio da Costa Junior, além de representantes da ABC – Associação Blumenauense Pró-Ciclovias e outros grupos de usuários de bicicletas. 

 Assista aqui ao vídeo na íntegra da reunião da Comissão. 

O secretário Éder Boron falou sobre a crise no transporte coletivo, trazida especialmente pela pandemia do Coronavírus, que dimiuiu de 105 mil usuários por dia para 45 mil atualmente, o que indica que ao menos 60 mil pessoas estão usando outros modais de transporte, em especial os veículos.

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Disse que o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e os projetos de mobilidade da cidade sempre dão prioridade aos modais que não sejam o veicular. “Também os financiamentos priorizam os projetos que incluem calçadas, ciclovias e a previsão de implantação de corredores de ônibus”, afirmou.  Ele também apontou as metas do planejamento viário do município para curto, médio e longo prazos, que busca aumentar o índice de deslocamentos a pé e de bicicletas, chegando a 25% e 6%, respectivamente, em 2035. “Sabemos que são necessários investimentos em calçadas, ciclovias, ciclofaixas, conexões entre ciclovias e espaços compartilhados para alcançarmos esses índices, e por isso temos como meta passarmos de 66% para 85% de vias cicláveis na cidade até 2025”. 

O diretor de Mobilidade, Paulo Sérgio, também apresentou detalhes do Plano de Mobilidade iniciado em 2015, ressaltando que mesmo que as ciclovias ou ciclofaixas não estivessem previstas nesse plano, em todas as revitalizações de vias da cidade a Secretaria avalia a possibilidade de interligar ruas e prever ciclovias, como está ocorrendo, por exemplo, com a Rua Gustavo Salinger. Citou outras vias onde as ciclovias e ciclofaixas estão previstas e também falou sobre o desafio da manutenção dessas estruturas, que atualmente tem nota 5, e que a secretaria pretende elevar para 7.  

Giovani Seibel, coordenador administrativo da Associação Blumenauense Pró-Ciclovias, solicitou que o poder público possa investir de forma igualitária tanto em em ciclovias e ciclofaixas quanto em estruturas viárias para motocicletas e automóveis. Falou ainda sobre a necessidade de fiscalização, pois muitos motoristas estacionam indevidamente seus veículos sobre as ciclovias. “É importante aumentar a fiscalização e a sinalização alertando que essa prática é uma infração de trânsito que gera multa, principalmente porque coloca em risco a segurança dos ciclistas”.  

Ele também relatou que foi instalado, de março a agosto de 2020, um contador de passagem de bicicletas na ciclofaixa da Rua Antônio da Veiga, e que os dados coletados surpreenderam aqueles que dizem que não passam bicicletas naquele local. “O levantamento apontou 285 passagens diárias naquela ciclofaixa, e mais de 38 mil bicicletas durante todo o período”. Seibel também pediu que o debate sobre bicicletas seja incluído nas reuniões de diversas secretarias, além da secretaria de planejamento, e que a malha cicloviária do município seja catalogada e disponibilizada aos turistas que chegam à cidade. Ao final, ele fez anúncios sobre ações e projetos que estão sendo desenvolvidos pela ABC Ciclovias.  

O arquiteto e urbanista Tiago Tamanini Junior também usou a tribuna para fazer suas observações a respeito das ciclovias da cidade. Reforçou a necessidade de casar segurança viária, plano de arborização, zoneamento e mobilidade urbana, assinalando que já teve oportunidade de pedalar em ciclovias em outros países que se desprendiam da malha viária, passando por dentro de parques.

“Isso é interessante por que não há uma idade mínima para pedalar. É inseguro colocar uma criança de 8 anos pedalando em uma ciclofaixa em uma via de velocidade máxima de 60 km/h separada dos carros somente pelos tachões”, avaliou. Ivan Barthel, ciclista urbano e que representou os demais ciclistas que utilizam a bicicleta no cotidiano, e Samuel Hostins, que representou as equipes Não Alivia Bike Team e Pedal da Ponte, também fizeram suas considerações na tribuna e apresentaram questionamentos ao secretário sobre turismo de bicicleta, padronização de sinalização, plano de segurança viária, entre outros assuntos.  

 Ao final, o vereador Marcelo Lanzarin destacou a preocupação do Executivo em trabalhar para melhorar as ciclovias da cidade e permitir que elas sejam utilizadas com segurança. Lamentou que Blumenau não faça parte do Cicloturismo no Circuito do Vale Europeu e solicitou que seja avaliado que Blumenau ainda possa integrar o circuito. Lembrou do projeto da sede própria da Câmara no Centro Histórico.

“Essa proposta, apresentada em 2019, ainda está em discussão e prevê, além do prédio da Câmara, ciclovias integradas a um parque linear”, assinalou.  O presidente da Comissão, Bruno Cunha, afirmou que a comissão fará indicações ao Executivo a respeito das demandas apresentadas pelos representantes dos ciclistas e comemorou o resultado do encontro. “Democracia se faz com diálogo e buscando unir Legislativo, Executivo e sociedade civil. Por isso agradeço a todos que vieram até a Câmara discutir algo tão importante e dar suas contribuições, como cidadãos, a essa cidade”.

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