
Brusque – O 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM), correspondente e com sede em Brusque comemorou, de maneira oficial e com direito até mesmo a um bolo, os seus seis anos de instalação na cidade. É a primeira vez que a data é comemorada e, para celebrar, foi montado um evento com toda pompa que ela requer. Homenagens a policiais e membros da sociedade civil, menções honrosas à PMs por suas atuações em ocorrências específicas e, também, o ingresso de dois oficiais marcou o evento realizado na tarde desta segunda-feira (8).
De acordo com o comandante do 18º BPM, tenente coronel Moacir Gomes Ribeiro, a profissão policial militar é repleta de estresse e alerta constante face ao perigo enfrentado no exercício da função. Haja vista isso, cada PM que trabalha em Brusque merece esse momento de celebração e comemoração. “O combate diuturno não é fácil. Existem horas em que temos que parar e valorizar o homem, o ser humano que trabalha atrás daquela farda, e esse é o momento. De confraternização e promoção”, afirmou.
Dois aspirantes a oficiais policiais militares receberam, na ocasião, as divisas de segundo tenente durante as comemorações. Trata-se de Roberto Gassenferth Junior e, também, Joaquim Soares de Lima Neto. Segundo Gomes, são dois PMs extremamente competentes que agora começam oficialmente a sua vida no oficialato militar após dois anos de academia e mais seis meses de estágio probatório. “Tenho certeza que terão sucesso na sua carreira e na sua vida militar”, definiu.
Apesar de ser considerado um dos melhores batalhões de todo o estado, o que não deixou de ser considerado um presente pelo comando do 18º BPM, Gomes se mostrou bastante insatisfeito com o que considera falta de reconhecimento do Governo do Estado em relação à necessidade de mais efetivo. “Esse é o grande presente que nos falta. Receber um efetivo condizente com o tamanho da cidade”, finalizou. A insatisfação é acentuada pelo fato de que mais um policial, o terceiro apenas em 2015, foi transferido da cidade para outra unidade de Santa Catarina, nesta segunda.
Quem também conversou com a reportagem de Olhar do Vale (ODV) foi a comandante da 7ª Região Policial Militar, tenente coronel PM Claudete Lehmkuhl. Para ela, a cidade de Brusque tem muito o que comemorar com o batalhão existente no município. “Até mesmo pelos índices e resultados apresentados aqui. De todos os estados de Santa Catarina, [Brusque] é considerada uma das cidades mais tranquilas em questão de segurança pública. E isso é resultado do esforço de cada policial que faz parte dessa unidade”, frisou.
por Wilson Schmidt Junior
Comentários
Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.