

Brusque – O trabalho da Polícia Militar de Brusque ficar mais desafogado com uma nova parceria firmada entre o 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM) e a Secretaria de Trânsito e Mobilidade, através da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB). Isto porque a partir do próximo dia 8 de junho a entidade começará a realizar o Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (BOAT), em casos de ocorrências que envolvam apenas danos materiais. A atividade, hoje, é exercida pelos militares em seu exercício diário da função.
De acordo com o tenente coronel PM Moacir Gomes Ribeiro, a medida veio para que a instituição possa dar mais atenção na prevenção e combate ao crime. “Pra nós auxilia bastante esse apoio da GTB, pois, já era uma demanda antiga. Infelizmente o trânsito de Brusque é um dos que mais registram acidentes com danos materiais. E na maioria das vezes ocorrências com pequenos danos materiais nos ocupam da mesma maneira que se tivesse um dano maior. A viatura permanece no local as vezes por uma hora. É uma demanda muito intensa e a gente poderia estar trabalhando em outras áreas mais necessárias, principalmente na prevenção e combate a criminalidade”, disse ele, em entrevista a Olhar do Vale (ODV).
Vale ressaltar que a maioria dos acidentes de trânsito ocorrem nos horários de pico do trânsito brusquense. É nesse momento que acontecem a maioria dos crimes de assalto na cidade. “Temos que estar com as viaturas disponíveis. Então pra nós veio numa boa hora essa parceria (…) de cada dez acidentes, oito são com danos materiais. E não é raro ocorrerem até três acidentes, principalmente em dias chuvosos. Agora imagina ter três viaturas paradas para atenderem somente acidentes”, continua Gomes.
Os novos e atuais agentes da Guarda de Trânsito de Brusque estão sendo treinados nas dependências do 18º BPM. É lá que eles vão aprender a confeccionar da maneira correta o BOAT que será entregue as partes envolvidas nas batidas que ocorrem nas estradas brusquenses.
Apesar de já ser um grande avanço que veio em benefício da Polícia Militar de Brusque e, consequentemente, do panorama da segurança pública municipal, a confecção de boletins de ocorrência de acidentes de trânsito para ocasiões com vítimas lesionadas, por ora, está fora de questão, haja vista que ultrapassa o limite da função dos guardas de trânsito da cidade. Mesmo assim, o comandante do 18º BPM acredita que possam ocorrer outros tipos de parceria que possa desafogar ainda mais o trabalho da força de aplicação da lei.
A parceria entre PM e GTB começa a vigorar no dia 8, porém, o lançamento oficial da mesma ocorre no dia seguinte, na sede do 18º BPM.
por Wilson Schmidt Junior
Comentários
Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.