Ciclone extratropical provoca fortes temporais em Santa Catarina

Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, está entre os municípios que mais teve estragos provocados pelo temporal da noite desta quinta-feira (25). – Foto: Defesa Civil

Fortes temporais ocorreram em SC entre a tarde de quinta, 25, e a madrugada desta sexta-feira, 26/11, atingindo as regiões do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul do estado, devido à passagem de uma frente fria com um ciclone extratropical associado.

Segundo boletim da Defesa Civil houveram danos em vários municípios, com ocorrências de queda de árvores, alagamentos, destelhamentos e deslizamentos.

Cerca de 117 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica.

Publicidade

O vento intenso está associado à formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, do tipo Cumulonimbus, que normalmente resultam em ventos superiores a 60 km/h.

Em alguns municípios, os temporais foram acompanhados de chuva intensa em curto espaço de tempo, com totais entre 50 e 70mm. Esses valores são equivalentes a quase metade da média de chuva do mês de novembro (média mensal na região variando entre 140 a 150mm).

Tabela 1 – Velocidade máxima do vento (Km/h) das ultimas 24h em SC, entre 07h00min do dia 25/11/2021 às 07h00min do dia 26/11/2021. Elaboração: (Anderson Monteiro – Epagri/Ciram). tabelaxx.jpg

Fonte: Marcelo Martins e Clóvis Corrêa –  Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.