Ciclone: Defesa Civil Alerta para risco de deslizamentos e alagamentos em Santa Catarina

Foto: Divulgação / Arquivo

A formação de um ciclone extratropical próximo a costa de Santa Catarina tende a deixar o tempo instável nos próximos dias. Para esta quarta-feira (14), a presença de instabilidades atmosféricas mantém a condição de chuva persistente no centro-leste catarinense (faixa laranja do mapa abaixo).

Foto: Divulgação Defesa Civil SC

Já entre a madrugada e o início da tarde de quinta-feira (15), essa condição tende a ficar mais intensa, principalmente na região do Litoral Norte, Baixo Vale e áreas vizinhas. Os acumulados previstos é uma chuva entre 100 e 150 mm podendo ultrapassar esses valores.

A sensação térmica é de bastante frio, com temperaturas abaixo de 15ºC na tarde em praticamente todas as regiões. No momento, as temperaturas variam entre 7 e 11ºC na Serra catarinense, entre 13 e 16ºC na faixa litorânea e entre 10 e 14ºC nas demais áreas.

Publicidade

O vento sopra de direções variadas com intensidade fraca a moderada, com rajadas entre 40 e 50 km/h em pontos do Litoral Norte e Serra.

Nas demais regiões, a chuva deve se manter com fraca intensidade, especialmente na metade leste. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas à chuva persistente.

ATENÇÃO

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199 ou do Corpo de Bombeiros, no 193.

Quinta-feira

quinta-feira (15) já começa com chuva em todas as regiões, que podem vir acompanhadas por trovoadas e com chance de granizo. No decorrer da tarde, a chuva mais intensa se concentra entre o centro e o litoral do estado, devido a atuação de um ciclone extratropical na costa catarinense, que também intensifica o vento, sobretudo nas regiões litorâneas. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos. O vento sopra de direção sul, com maior intensidade nas áreas costeiras, trazendo risco moderado associado ao vento e a agitação marítima. Há também possibilidade de congelamento de pista e chuva congelada e congelante na serra catarinense na noite e madrugada.

Sexta-feira

sexta-feira (16) ainda começa o dia com chuva moderada a forte entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, mantendo o risco alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos nessas áreas. A presença do ciclone também provoca mar muito agitado na região do Litoral Sul, também trazendo risco alto para atividades de navegação e pesca. Nas demais regiões do estado o tempo nublado predomina, com chuvas rápidas e isoladas. No decorrer do dia, a chuva enfraquece nas áreas litorâneas a medida que o ciclone se afasta para alto mar. A sensação ainda é de frio, com temperaturas abaixo de 20°C em todas as regiões.

Tendência para os próximos dias

Entre sábado (17) e domingo (18) predomina o tempo firme, com nebulosidade intercalando com períodos de céu aberto. As temperaturas sobem nas áreas litorâneas, se comparadas aos dias anteriores, e se aproximam de 20°C nas tardes. Nas madrugadas o frio continua, com mínimas negativas na Serra, entre 12 e 15°C no Litoral e entre 7°C e 10°C nas demais regiões.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.