Chuva persistente permanece ao longo deste domingo (7)


O tempo permanece instável e com chuva persistente em toda SC ao longo deste domingo (07), ainda por influência de uma frente fria com características estacionárias. Além desta frente, ainda teremos a formação de um sistema de baixa pressão próximo ao litoral catarinense, que também contribui para manutenção da instabildaide e favorece a itensificação do vento sul próximo a costa.

As áreas entre o centro e o Litoral do estado, sobretudo entre o Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e o Litoral Sul, tendem a apresentar maiores volumes acumulados, variando em torno dos 50mm, com chance de alguns pontuais mais altos. Para as demais regiões, a previsão é de volumes acumuladosvariando entre 25 e 40mm. Desta forma,  as áreas em laranja do mapa, permanecem com risco alto e as áreas em amarelo com risco moderado para ocorrências associadas à alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamenos.

Vale destacar a possibilidade alta de fluxo de detritos, deslizamentos e queda de bloco para as áreas em laranja, principalmente parte do Litoral sul, parte do Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul e Grande Florianópolis.

Publicidade

Já no restante do Estado, nas áreas em amarelo, o risco é moderado para movimentos de massa, porém é importante ressaltar que as movimentações podem ocorrer pontualmente em áreas já mapeadas e fragilizadas pelo encharcamento do solo das chuvas que ocorreram nos últimos dias, assim, recomenda-se ainda ficar atento aos sinais de deslizamentos, como trincas em paredes e muros, inclinação de postes e árvores, além de estalos nas áreas de encosta.

Recomendações para a população:

Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos. Fique atento também aos sinais de deslizamentos, como rachaduras em paredes e muros, além de inclinação de árvores e postes. 

Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.