Chuva e temporais persistem nesta terça-feira (25) em Santa Catarina

chuva brusque 2
Foto: Olhar do Vale

A segunda-feira, 24, começou sob influência de uma frente fria que provocou chuvas intensas, raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo em diversas regiões de Santa Catarina. A combinação de fluxo de ar quente e úmido acentuou esses fenômenos, especialmente entre o Extremo Oeste e a Grande Florianópolis, onde os volumes de chuva podem atingir de 50 a 80 mm, com picos superiores a 100 mm em áreas destacadas no mapa meteorológico da Defesa Civil.

A previsão é de que as condições de chuva persistam ao longo desta terça-feira, 25, com a frente fria se estabilizando sobre o estado. Embora o risco para ocorrências meteorológicas graves seja baixo, a Defesa Civil permanece vigilante.

Figura 1: mapa meteorológico Defesa Civil

Desde a noite de domingo, 23, até a manhã desta segunda-feira, 24, o município de Abelardo Luz chegou a 70 mm , Bom Retiro 68.4mm  e Vidal Ramos 59.9, na últimas 6 horas conforme dados da tabela de monitoramento.

Publicidade

Condição hidrológica

Preocupada com os volumes de chuva previstos, a Defesa Civil adotou medidas preventivas na Barragem Oeste, em Taió. Seis comportas foram fechadas antecipadamente entre domingo, 23, à noite e segunda-feira de manhã, com o objetivo de evitar elevações repentinas nos níveis dos rios do Alto e Médio Vale da região. Embora não haja previsão imediata de inundação gradual, existe o alerta para possíveis enxurradas em rios menores, córregos e ribeirões.

A decisão de fechar as comportas foi embasada em modelos hidrológicos que monitoram os níveis dos cursos d’água. A medida visa assegurar a segurança da população diante das adversidades climáticas previstas para os próximos dias. As equipes de monitoramento da Defesa Civil continuam atentas para avaliar qualquer mudança na situação e tomar novas providências, se necessário.

Os catarinenses são aconselhados a acompanhar as atualizações da Defesa Civil e seguir as orientações das autoridades locais, especialmente em áreas propensas a alagamentos e deslizamentos.

Recomendações para a população

  • Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
  • Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
  • Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
  • Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
  • Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
  • Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
  • Fique atento a inclinação de postes e árvores;
  • Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
  • Fique atento a rachaduras em muros e paredes.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.