Centro de Educação Infantil Hylário Zen é oficialmente entregue à comunidade


A Prefeitura de Brusque realizou, nesta quinta-feira (26) a cerimônia oficial de entrega do Centro de Educação Infantil Hylário Zen, no bairro Rio Branco. A solenidade contou com a presença de autoridades, comunidade escolar e da dona Evelina Zen e André Zen, esposa e filho do homenageado.

O espaço, que funcionada desde o mês de fevereiro, possui nove salas de aula, além de cozinha, refeitório, horta, playground, banheiros e espaço de convivência. A escola possui 220 vagas e atende 211 crianças, do Berçário 1 ao pré-escolar. O investimento total foi de cerca de R$ 1 milhão.

São nove professores regente, quatro de hora-atividade, além de professor de educação física, de atendimento educacional especializado, onze monitores, sete servidores de serviços gerais e merendeiras, agente administrativo, coordenadora e diretora.

Publicidade

Durante a solenidade, a diretora da escola, Nádia Cristina Sedrez, falou em nome da comunidade escolar. “Queremos agradecer por esta obra, que foi muito esperada por todos. Para nós este momento é de grande alegria”.

A secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, relembrou o quanto a obra era esperada pelos moradores do bairro. “Hoje estamos muito felizes por realizar esta entrega. Esta obra teve início em 2012. São nove anos de espera, as crianças que naquela época tinham idade para estar na educação infantil, hoje já estão no ensino fundamental. Mas, enfim foi concluída e desde fevereiro estamos atendendo as crianças. Com a outra unidade, são mais de 500 crianças atendidas no bairro Rio Branco”.

Ao encerrar seu pronunciamento, Eliani entregou flores à dona Evelina Zen, esposa do homenageado, o ex-prefeito Hylário Zen. “Tive o prazer de fazer parte do governo do seu Hylário, que foi um visionário e investiu muito em educação”, falou emocionada.

Também emocionada, Dona Evelina agradeceu a homenagem. “Ele era uma pessoa especial, não só para a família, mas para Brusque. Trabalhou arduamente, com justiça e honestidade, pois só assim se progride na vida. E nós só temos a agradecer pelo exemplo dele e pelo carinho de vocês conosco”, frisou.

O prefeito Ari Vequi, destacou a importância do ex-prefeito para a cidade. “Tive o prazer de conviver e trabalhar por mais de um ano com ele, por quem tenho um carinho muito grande e deixou o exemplo de doação pelo município”.

Para encerrar ele destacou as obras que vem sendo concluídas. “Conseguimos entregar várias obras que estavam paradas e vamos trabalhar sempre para isso, para que não haja prejuízo a nossa comunidade e não tenha desperdício do dinheiro público”.

Quem foi Hylário Zen

Nascido em 1928 em Brusque, Hylário Zen iniciou sua carreira aos 14 anos como carregador de espulas na tradicional indústria têxtil que na época dominava o cenário industrial da pequena cidade. Também foi ferreiro e mecânico na antiga fábrica de tecidos Carlos Renaux. Em 1950 mudou-se para São Paulo em aperfeiçoamento técnico no que mais gostava: a mecânica.

Na capital paulista trabalhou como mecânico em empresas diversas até fundar, ao lado do irmão Nelson, em 1960, a Irmãos Zen – atualmente a Zen S.A. Indústria Metalúrgica. A pequena fábrica produzia inicialmente peças para rádios, até voltar seu foco em 1963 ao mercado de autopeças com o que é seu principal produto até hoje, os impulsores de motores de partida. Com o rápido crescimento dos negócios, os Zen decidiram retornar às origens, realocando a fábrica para Brusque, que foi inaugurada em 1975.

Empreendedor irrequieto, Hylário fundou em Brusque outras empresas de sucesso ao longo de sua trajetória, como o Hotel Monthez em 1992 até hoje o principal da cidade e sua própria cervejaria artesanal, a Zehn Bier, em 2003, já aos 75 anos de idade fazendo jus aos antepassados alemães.

O empresário também manteve vida social, política e associativa intensa em Brusque. Foi presidente da Associação Empresarial de Brusque (Acibr) de 1993 a 1996 e prefeito da cidade no mandato 1997-2000.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.

O Olhar do Vale é um jornal digital que traz notícias de Brusque, Guabiruba, Botuverá e  região do Vale do Itajaí.

Somos um portal de notícias dedicado aqueles que buscam informação de qualidade,  jornalismo com verdade.